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Estado de Minas

Obras em vários pontos exigem cuidado redobrado na BR-040

BR que liga BH a Brasília e ao Rio está tomada por obras. Com isso, motorista gasta mais tempo na viagem, mas vantagem da rodovia é ter trechos duplicados


postado em 15/12/2014 06:00 / atualizado em 19/12/2014 09:59

Apesar de estar sendo modernizada e ampliada, retenções e fluxo intenso ainda são constantes na rodovia(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Apesar de estar sendo modernizada e ampliada, retenções e fluxo intenso ainda são constantes na rodovia (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
As chuvas desta temporada e as obras de modernização e ampliação fizeram da BR-040 uma das rodovias com mais pontos de intervenções no caminho dos mineiros para o litoral fluminense, Brasília e destinos correlatos, aumentando as situações de redução de velocidade e precaução. O tráfego pesado, somado às precipitações – principalmente entre Contagem, Ribeirão das Neves, Esmeraldas, Sete Lagoas e Paraopeba –, castiga o asfalto e abre buracos que acabam tendo vida curta devido ao trabalho de manutenção que tem sido rápido na via. Ainda assim, o grande número de pontos de obras obriga motoristas a mudar de faixa e a reduzir seu ritmo. Com esse trabalho e os trechos já duplicados, de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro, a rodovia apresenta melhores condições que a BR-381, por exemplo. Em levantamento feito pelo Estado de Minas com autoridades de trânsito, gestores da via e análise dos trechos, dos 1.544 quilômetros da BR-040 e de destinos que partem de lá, 741 quilômetros (48%) estão bons, 628 (40,7%) inspiram atenção e 175 (11,3%) estão em condição crítica.

No caminho para o Rio de Janeiro, onde a rodovia só é duplicada com separação de sentidos e acostamentos após Juiz de Fora, o primeiro trecho mais delicado fica de Congonhas a Conselheiro Lafaiete, onde o tráfego é intenso, há curvas fechadas, grande movimento e travessia de veículos e pedestres em áreas urbanas. Outro percurso que exige atenção é entre a saída de BH e o trevo de Ouro Preto. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho é perigoso, sobretudo quando chove, e tem registrado graves acidentes. Um deles ocorreu na noite de sábado, na altura do Km 557, quando o coordenador do curso de direito da PUC Minas, Guilherme Ferreira da Silva, de 40 anos, perdeu o controle do veículo e bateu em uma árvore no canteiro central. Além do professor, morreram a mulher dele, Flávia Medeiros, e os dois filhos do casal, Mateus e Vítor.

Clique aqui e veja as condições da BR-040
Clique aqui e veja as condições da BR-040
Entre Carandaí e Juiz de Fora, um trecho de 109 quilômetros se encontra em reparos e intervenções pela concessionária Via 040, mas sem interrupções totais de tráfego. Quando se entra no trecho concedido e pedagiado, a partir de Juiz de Fora, há mais postos de socorro, comércios e serviços. Mas, a partir de Petrópolis, o motorista enfrenta mais problemas. Nos 16 quilômetros até Duque de Caxias, a pista será interditada totalmente durante explosão de rochas, por até 30 minutos.

No sentido oposto, rumo a Brasília, região das grutas de Cordisburgo, Caetanópolis e Sete Lagoas, a BR-040 também apresenta intervenções pela concessionária Via 040, num trecho de 120 quilômetros entre a capital mineira e Paraopeba.

Pelo cronograma da Via 040, não haverá interrupções de tráfego para obras entre os dias 23 e 26 de dezembro e do dia 30 de dezembro ao dia 2 de janeiro, além dos dias 4 e 5 do próximo mês. Nos dias 27, 28 e 29 de dezembro e 3 de janeiro, há possibilidade de interdições parciais do trânsito.

Diamantina - Os abusos de velocidade e a falta de sinalização marcada no asfalto, de acordo com a PRF, são os maiores problemas da BR-135, caminho para a histórica Diamantina e o Alto Jequitinhonha, a partir do trevo de Curvelo da BR-040.


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