(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tumulto marca entrada de servidores municipais na Câmara de Belo Horizonte para audiência

Os trabalhadores chegaram à Casa para participar de uma audiência pública para discussão da proposta de alteração das regras de Avaliação de Desempenho


postado em 10/12/2014 15:42 / atualizado em 10/12/2014 19:25

Servidores municipais lotam plenário na Câmara Municipal(foto: Sindibel/Divulgação)
Servidores municipais lotam plenário na Câmara Municipal (foto: Sindibel/Divulgação)

A chegada dos servidores municipais de Belo Horizonte na Câmara Municipal ocasionou um princípio de tumulto no início da tarde desta quarta-feira. Os trabalhadores chegaram à Casa para participar de uma audiência pública para discussão da proposta de alteração das regras de Avaliação de Desempenho. Estava previsto que a reunião acontecesse em um plenário pequeno que não caberia todas as pessoas que acompanham o ato. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), teve empurra-empurra e discussão com funcionários. O encontro acabou transferido para o Plenário Amynthas de Barros, o maior do local.

Segundo o Sindibel, aproximadamente mil servidores foram para a Câmara Municipal para acompanhar a audiência pública. A confusão aconteceu por volta das 13h, na entrada dos trabalhadores. “Eles queriam fazer a audiência em um local pequeno. Como a câmara tinha sessão normal de vereadores, fizemos um acordo, pois a sessão caiu por falta de quórum. Por isso, fomos transferidos para o Amynthas de Barros. Antes da mudança teve empurra-empurra e discussão, mas tudo foi resolvido”, conta o presidente do Sindicato, Israel Arimar.

A audiência estava marcada para começar às 13h30, porém, até as 15h, não tinha começado. Os servidores lotaram as galerias do plenário e aguardam o início dos trabalhos. “Esperamos que hoje tudo começa a ser resolvido. A prefeitura está criando regras que vai impossibilitar 90% dos servidores a ter os seus direitos”, diz Israel Arimar.

A insatisfação dos servidores é por causa da possível alteração, por parte da PBH, das regras da Avaliação de Desempenho dos servidores e empregados públicos da capital. Entre as mudanças propostas, estão o término da Autoavaliação e Avaliação dos Pares (colegas de trabalho), restringindo todo o poder de avaliação dos trabalhadores apenas aos gerentes; aumento do índice mínimo de aprovação de 70% para 90% e o fim do atual processo de progressão por escolaridade mediante apresentação de títulos, criando uma nova progressão vertical e restritiva na qual apenas um percentual de servidores, estabelecido pelo governo, poderá progredir verticalmente por meio de seleção interna.

A PBH informou que vai se pronunciar sobre o caso ainda nesta quarta-feira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)