(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Confins tem dia de caos após dia de chuva intensa

Passageiros enfrentaram vários transtornos no aeroporto da Grande BH, que ficou fechado por quatro horas. Além de voos atrasados, goteiras e alagamentos invadiram o saguão do terminal


postado em 29/11/2014 06:00 / atualizado em 29/11/2014 07:38

Com a pista molhada e neblina, 10 voos foram cancelados e 19 se atrasaram no Aeroporto Internacional Tancredo Neves(foto: Carlos Marcelo/EM/D.A Press)
Com a pista molhada e neblina, 10 voos foram cancelados e 19 se atrasaram no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (foto: Carlos Marcelo/EM/D.A Press)

Passageiros que embarcaram e desembarcaram nessa sexta-feira no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, enfrentaram vários transtornos, entre atrasos e cancelamentos de voos, além de goteiras e áreas com pequenos alagamentos no saguão do terminal. Os problemas, causados pela chuva contínua e de intensidade moderada que atingiu a Grande BH, devem seguir, se não houver alterações das condições meteorológicas. As obras que estão paralisadas no local não têm previsão de retomada

De acordo com a BH Airport, consórcio que administra o aeroporto, o fechamento do aeroporto ocorreu às 13h33, devido à neblina e à chuva, que prejudicaram a visibilidade. Somente às 17h30, o terminal foi reaberto, com as operações realizadas por instrumentos, quando somavam 10 voos cancelados – seis que partiriam do terminal – e 19 atrasados, seis deles na chegada.

No saguão, centenas de passageiros aguardavam a chamada para embarque, em meio ao desconforto de goteiras e áreas com pequenos alagamentos. A administradora do terminal isolou os locais críticos, incluindo a escada de acesso ao terraço. Por meio de nota, a BH Airport informou que está monitorando todos os fatos causados pelas chuvas nos últimos dias. “As áreas impactadas são isoladas imediatamente após as ocorrências para evitar transtornos. As medidas tem por finalidade garantir a segurança e o conforto dos passageiros”.

Passageiros se aglomeraram aguardando o embarque e tiveram de ficar debaixo de goteiras(foto: Carlos Marcelo/EM/D.A Press)
Passageiros se aglomeraram aguardando o embarque e tiveram de ficar debaixo de goteiras (foto: Carlos Marcelo/EM/D.A Press)

As intervenções no saguão estão paralisadas desde agosto. A antiga administradora do terminal, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que é a responsável pela obra, informou que o consórcio construtor pediu rescisão contratual. Somente depois de concluído o processo, é que as obras devem recomeçar, por meio da contratação de remanescente da última licitação ou de nova concorrência. Não há previsão se a retomada dos trabalhos ocorre ainda este ano.

A reforma do terminal de passageiros inclui piso, cobertura e rede de águas pluviais, que estão sobre responsabilidade da Infraero. Outras duas intervenções, na expansão do terminal e da pista, seguem o cronograma. A BH Airport aguarda a conclusão dos trabalhos de sua antecessora para dar início a intervenções mais profundas na infraestrutura do terminal.

Essa é a segunda vez na semana que o aeroporto sofre problemas por causa da chuva e da neblina. Na quarta-feira, 11 voos foram cancelados. Passageiros no aeroporto de Confins relataram o caos que toma conta do local. Longas filas se formaram no saguão. Algumas pessoas afirmaram que tiveram de esperar mais de quatro horas para embarcar. O Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, funcionou normalmente. Mesmo assim, dos 21 voos programados para ontem, três sofreram atrasos e outros quatro foram cancelados.

TEMPORAL Previsões meteorológicas, do ClimaTempo, destacam que uma massa de nuvens carregadas cresceu no Centro-Oeste de Minas e avançou sobre a Grande BH ontem, causando temporais de forma localizada. Com as áreas de instabilidade se afastando, a tendência é de que a intensidade e abrangência da chuva diminua durante o fim de semana. Em Belo Horizonte, foram registradas quedas de árvores e congestionamentos em várias pontos da cidade. O teste de iluminação natalina na Praça da Libertade também foi adiado por causa do temporal. Segundo meteorologistas, já choveu 70% do volume esperado para dezembro na capital.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)