(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Agentes da força-tarefa iniciam orientação em Matozinhos sobre a febre chikungunya

Nesta quinta-feira, os homens visitaram residências e recolheram materiais inservíveis


postado em 16/10/2014 14:43 / atualizado em 16/10/2014 16:46

Moradores de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começaram a receber a visita, nesta quinta-feira, de agentes das secretarias de Estado e Municipal de Saúde (SES), que fazem parte de uma força-tarefa para combater os focos do mosquito Aedes Aegypti. O inseto é o transmissor da dengue e da febre chikungunya, cujo primeiro caso em Minas Gerais foi registrado na cidade. Outras cinco pessoas com os sintomas da doença passaram por exames que ainda são investigados.

Desde o início desta manhã, os 28 agentes saíram às ruas para visitar casas e lotes vagos. Eles fizeram a inspeção de imóveis e remoção de materiais inservíveis. Além disso, realizaram trabalho de conscientização da população sobre a importância de combater os focos do mosquito Aedes Aegypti. “Os trabalhos da força-tarefa se iniciaram hoje e está correndo tudo tranquilo”, afirma Fabiane Pickbrenner, coordenadora do setor de controle de zoonose de Matozinhos.

Os materiais que podem acumular água, como pratos de plantas, latas, pneus, entre outros, foram recolhidos e serão levados para o aterro da cidade. “Será retirado pela secretaria de obras e funcionará como a coleta de lixo que acontecer normalmente na cidade”, explica a coordenadora.

A população também pode ajudar limpando os imóveis e terrenos. Nesta sexta-feira e sábado, os lixos poderão ser trocados por materiais escolares. O evento vai acontecer de 9h às 15h na Praça da Igreja São Sebastião.

Fumacê

Os veículos do serviço de fumacê continuam a percorrer os bairros da cidade. Nesta quinta-feira, os trabalhos foram feitos no Bairro Bom Jesus, que apresenta casos de dengue. À noite, será novamente no Bairro Progresso, local onde morava a mulher de 48 anos que foi diagnosticada com Febre chikungunya. Cada região vai receber quatro aplicações.

É recomendado deixar portas e janelas abertas, tampar com panos gaiolas de pássaros, alimentos e utensílios domésticos e remover roupas do varal. Pessoas alérgicas, crianças sensíveis, idosos e moradores com problemas respiratórias não devem permanecer na residência. Eles podem voltar 30 minutos depois da aplicação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)