(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EM está na final do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo

Série "Ameaçados ao nascer", publicada em abril, denunciou a destruição das nascentes de alguns dos mais importantes rios de MG


postado em 07/10/2014 11:08 / atualizado em 07/10/2014 13:57

(foto: Leandro Couri/EMDAPress)
(foto: Leandro Couri/EMDAPress)

O Estado de Minas é um dos finalistas da oitava edição do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, Sustentabilidade - Mudanças Ambientais, categoria Linguagem Escrita - Impresso Nacional e Regional, com a série de reportagens "Ameaçados ao nascer", dos jornalistas Mateus Parreiras e Leandro Couri. A série foi publicada de 6 a 10 de abril, e é resultado de uma saga que percorreu 5 mil quilômetros entre trechos fluviais e terrestres, com o objetivo de denunciar as agressões contra as nascentes de alguns dos principais rios que cortam Minas Gerais.

 

Saiba mais sobre a série


Os repórteres estiveram nas bacias do Rio São Francisco, Rio das Velhas, Rio Doce e Rio Santo Antônio, mostrando a degradação das nascentes causada pelo desmatamento, poluição ambiental, exploração de garimpos e assoreamento. Problemas como a contaminação das águas por coliformes acima dos limites de segurança e a ameaça de extinção de espécies de peixes foram abordados na série.

Para chegar à final do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, a série "Ameaçados ao nascer" concorreu com 1.575 reportaens na categoria Mudanças Ambientais. Além do trabalho dos jornalistas Mateus Parreiras e Leandro Couri, disputam o prêmio as seguintes reportagens: "A peleja da água" (O Povo), "Na pegada do carbono" (Diário de Pernambuco), "O mar avança" (Diário do Nordeste) e "Envenenados" (Revista Galileu).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)