(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sobe o número de ataques a supermercados, restaurantes e bares de BH

Ladrões armados e usando capacetes invadem restaurante japonês, rendem funcionários e assaltam caixa e clientes do estabelecimento. Número de ações do tipo aumenta em BH


postado em 07/10/2014 06:00 / atualizado em 07/10/2014 07:05

Bastaram cinco minutos para que quatro assaltantes usando capacetes, dois deles armados, promovessem um verdadeiro arrastão em um restaurante japonês na Rua Grão Mogol, no Bairro Sion, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Eles roubaram todo o dinheiro do caixa e passaram pelas mesas pegando carteiras, bolsas, celulares e relógios dos clientes. Pouco tempo depois do roubo, ocorrido na noite de anteontem, dois adolescentes, um de 17 anos e outro de apenas 14, foram apreendidos pela Polícia Militar, após perseguição. Com a dupla, a polícia recuperou parte dos pertences das vítimas e um revólver calibre 38 com uma munição deflagrada.

O assalto foi um dos vários registrados nos últimos meses pela PM em restaurantes, bares e supermercados da capital, a maioria deles na Zona Sul. As ações, cada vez mais audaciosas, espalham medo entre frequentadores e aumentam ainda mais a sensação de insegurança da população.

No roubo dessa segunda-feira, celulares e dinheiro, tanto do restaurante quanto das vítimas, não foram recuperados. Os outros dois jovens envolvidos no assalto não foram encontrados. Eles conseguiram fugir pelos becos do Morro do Papagaio, na mesma região, com cerca de R$ 3 mil.

O assalto ao restaurante japonês ocorreu por volta das 23h30 de domingo. O gerente da casa contou que, além dele, estavam no local o garçom, o segurança e seis clientes. “Eles entraram e já foram dizendo que era um assalto, que era para todo mundo ficar tranquilo e que queriam dinheiro e os pertences de valor”, contou o funcionário do restaurante. Segundo ele, um dos assaltantes armados era um dos menores apreendidos pela PM.

Ainda de acordo com o gerente, enquanto os ladrões passavam nas mesas recolhendo pertences dos clientes, ele e os outros dois funcionários foram obrigados a se ajoelhar no chão. Na sequência, um dos bandidos foi até o caixa, pegou todas as notas e moedas e fugiu com os comparsas, cada dupla em uma moto.

Segundo a PM, ao chegar ao cruzamento das avenidas do Contorno e Nossa Senhora do Carmo, uma das duplas perdeu o controle da direção, bateu no meio-fio e caiu. Um dos adolescentes foi detido no local. O outro chegou a correr, mas foi capturado no aglomerado. Os menores apreendidos não tiveram ferimentos e foram levados para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (Cia-BH).

Roubos em alta
Levantamentos da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) apontam que a média mensal de ataques a supermercados, restaurantes, bares e similares aumentou de 27 para 30 por mês, entre os cinco últimos meses de 2013 e o primeiro semestre de 2014. Já os roubos em geral subiram 27,68% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Saltaram de 13.412 para 17.125.

Um dos casos foi registrado em 9 de agosto, quando, por volta das 20h30, dois homens armados invadiram um restaurante na Rua Flórida, também no Sion. Quinze pessoas, entre elas uma criança de 5 anos, ficaram sob a mira de uma arma, sofrendo ameaças de morte.

Para tentar driblar investidas como essas, empresários do setor tentam reforçar a segurança. Segundo Paulo César Pedrosa, presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares de Minas Gerais (Fhoremg), entre as medidas está a instalação de câmeras e a contratação de vigilantes. Em contrapartida, eles cobram soluções para controle da criminalidade e ações mais enérgicas da polícia.

Pedrosa informou que desde agosto aguarda uma reunião com a comandante do policiamento da capital, coronel Cláudia Romualdo. O objetivo, segundo ele, é estudar estratégias eficazes para coibir os assaltos em estabelecimentos de BH. A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com a representante da PM.
.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)