(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Onda de furtos em festa sertaneja dentro de centro universitário repercute nas redes sociais

Entre 14h e 22h30 de sábado a Polícia Militar (PM) recebeu mais de 20 registros de furto e extravio de documentos na região onde fica o UniBH


postado em 29/09/2014 08:28 / atualizado em 29/09/2014 12:58

(foto: Reprodução internet/Facebook)
(foto: Reprodução internet/Facebook)

Uma onda de furtos tomou conta de um festival de música sertaneja que aconteceu sábado no  câmpus do Centro Universitário UniBH, no Bairro Estoril, Região Oeste de Belo Horizonte. Entre 14h e 22h30 a Polícia Militar (PM) recebeu mais de 20 registros de furto e extravio de documentos com endereços próximos à Avenida Professor Mário Werneck, onde fica a faculdade. No domingo, dia subsequente ao evento, também foram registrados pelo menos cinco boletins de ocorrência.

Alguns relatos nos boletins de ocorrência são de empurra-empurra que terminou com sumiço de carteiras, além de pessoas que tiveram a bolsa brutalmente arrancada durante a festa. O evento teve shows de três duplas sertanejas e o público pagou entre R$ 60 e R$ 240 pelos ingressos. A ação de ladrões no Festeja repercutiu nas redes sociais entre participantes da festa e alunos. Os principais relatos sobre os crimes estão em um grupo do Facebook denominado #FuiAssaltadoNoFesteja, que está com 115 membros na manhã desta segunda-feira.

“Esse grupo foi criado no intuito de que alguém da UNI faça algo por todos que assim como eu foram roubados”, explica o criador da página em uma postagem. “Assim como eu, muitas pessoas tiveram imensa dificuldade de registrar um boletim de ocorrência, e procurar os seus direitos, porque, por incompetência da organização da Uni, ninguém podia sair do evento para fazer um boletim de ocorrência nem eles deixaram a polícia vir ate nós para fazer isso”, reclama o rapaz, que ainda disse estar tentando entrar em contato com uma advogada que estava no local e prestou auxílio às vítimas.

A página tem vários relatos de vítimas de crimes. “Furtaram meu Gálaxy (sic) S2 preto, no bolso da frente da bermuda! Indignação é o sentimento que rodeia a todos que tiveram algum bem roubado! Espero que possamos ser restituídos pelas perdas”, desabafou um jovem.

Uma estudante teve o celular tomado ao sair do banheiro. “Gente também fui assaltada! Fui ao banheiro e quando estava saindo um cara passou com tudo e puxou meu iPhone da minha mão! Na hora tava muito tumultuado, cheio de gente empurrando! Fui até os seguranças e eles não fizeram N A D A! A polícia custou a fazer meu B.O e não fez nenhum esforço pra entrar no evento e tentar ajudar a segurança! Evento PÉSSIMO, só querem o nosso dinheiro e nao fazem o mínimo pela nossa segurança”.

Mesmo sem esperança de encontrar pertences pessoais, algumas pessoas usaram a própria página do evento no Facebook para listar o que perderam: “Não custa tentar né rsss... Gente por acaso se alguém "achou" um Nokia Lumia 630 com a capa amarela e quiser devolver... Agradeço de coração”; Gente perdi ou roubaram meu 6812 Samsung preto, se alguém encontrar entre em contato( ...)”; “Gente,roubaram meu iPhone 4s. Provavelmente retiraram a capa (era uma capa transparente da Branca de Neve ) e ele tinha uma película com glitter na frente e atrás,era preto. E na foto da tela bloqueada tinha um wallpaper da Branca de Neve. Se alguém achar, por favor, me devolvam grata”;

A página virou também um espaço para “achados e perdidos”. “Gente achei esse cartão de débito ontem no Festeja..”; “Achei um iPhone preto, novo, modelo 4S com capinha recarregável !!! Aparentemente de um homem. Não está quebrado, está novo!!! Não tem como eu ligar, nem entrar em contato com a agenda porque como de praxe, o Iphone tem senha. Entrar em contato para devolução!!!”; “Galera, alguém sabe quem é uma menina que estava de amarelo, cabelo cacheado e parece que estava com a mãe ontem? Parece que meu amigo achou o celular dela, mas tá bloqueado e com essa foto de papel de parede. Alguém conhecendo ela só posta aqui q ele devolve. obs: celular dele também foi pro saco!”

Instituição se pronuncia

No início da tarde, o UniBH se pronunciou sobre o caso. Por meio de nota, a instituição de ensino explicou que todas as pessoas passaram por revista na entrada do evento, e que está em contato com a produção da festa para atender as demandas do público. Leia a nota na íntegra:

"O Festeja é um evento nacional, realizado em diversas cidades brasileiras. Em Belo Horizonte, essa edição foi realizada em conjunto com a Som Livre, TIM e UniBH, que integra a Calourada Universitária. A produção do evento é de responsabilidade da Nenety Eventos (CL Carneiro LTDA), conforme contrato assinado entre as partes. A pedido do UniBH, compartilhamos os esclarecimentos feitos à Produção:

  • O evento contou com todas as autorizações prévias para a sua realização: Prefeitura de Belo Horizonte, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, CREA, BHTRANS, ECAD, SLU;
  • 10 mil pessoas participaram do evento, volume estimado no projeto e aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Essa informação foi verificada em vistoria realizada pela corporação durante o evento;
  • Todas as pessoas passaram por revista individual na entrada do evento. O efetivo contou com 150 seguranças privados, de empresas aprovadas pela Polícia Federal; 33 vigilantes patrimoniais e 20 brigadistas, volume compatível com os eventos do mesmo porte;
  • A Polícia Militar foi comunicada previamente e estava ciente do porte do evento, por meio de ofício protocolado dia 1/9/2014. Um posto de operações para a corporação foi montado no espaço do evento, inclusive com estrutura para registrar eventuais ocorrências. Também estavam à disposição dois ambulatórios médicos e duas ambulâncias;
  • A realização do evento foi devidamente alinhada com a Associação dos Moradores do bairro Buritis;
  • Os documentos e objetos encontrados no espaço após o evento estão à disposição dos interessados no escritório da Nenety Eventos (Rua Alagoas, 1.314, loja 16, Savassi).


Em resumo, todas as providências possíveis foram tomadas evitar ou minimizar os impactos da realização do evento, que é tradicional nas instituições de ensino superior. O UniBH está em contato direto com a empresa de Produção para responder devidamente à todas as demandas do público."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)