(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte entra em alerta por causa da baixa umidade do ar

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Capital vai sofrer com baixos índices até a próxima segunda-feira. Cidades do interior podem registrar níveis abaixo dos 20%


postado em 10/09/2014 14:12 / atualizado em 10/09/2014 14:30

Em agosto, BH registrou a menor umidade do ano(foto: (Benny Cohen/EM/D.A/Press))
Em agosto, BH registrou a menor umidade do ano (foto: (Benny Cohen/EM/D.A/Press))
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) divulgou alerta na tarde desta quarta-feira sobre a baixa umidade relativa do ar nos próximos dias em Belo Horizonte. Desta vez, o motivo é a intensificação de uma massa de ar seco que faz com que os níveis de umidade fiquem entre 20 e 30%.

Segundo a Comdec, a população deve evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa.

Conforme o meteorologista do instituto Puc Minas Tempo Clima, Daian Diniz Carvalho, todo o estado vai sofre com a baixa umidade, que pode ficar abaixo de 20% em algumas cidades. "A Região Norreste e o Triângulo são pontos de alerta, pois podem apresentar níveis muito baixos, e a população precisa ter cuidado", relatou.

Em agosto, Belo Horizonte registrou a menor taxa do ano, quando os moradores da Região da Pampulha sofreram durante quatro horas consecutivas com apenas 12% de umidade.
A Defesa Civil também alertou que o tempo seco aumenta o risco de incêndios em matas. Com isso, recomenda-se que a população não faça fogueiras nas proximidades de matas e florestas.

Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e em hipótese nenhuma, jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Na tarde desta terça-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu a dois incêndios em áreas de preservação ambiental. Vinte e dois militares mais brigadistas atenderam a ocorrência em uma mata próxima a Serra da Moeda, na BR-040, que destruiu quase 20 hectares. Os trabalhos começaram às 9h e só terminaram por volta das 17h30.

No Parque Estadual Serra do Rola Moça, na Grande BH, o incêndio começou pouco antes das 14h e foi debelado pelos Bombeiros às 18h30.

Outras orientações:

- Beber muita água por dia e sucos naturais, para evitar a desidratação;

- Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

- Evitar frituras;

- Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água;

- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

- Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;

- Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;

- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia (190

Massa de ar seco em BH

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)