(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Corpo de Rubem Alves será cremado em Guarulhos neste domingo

O escritor mineiro faleceu neste sábado após 10 dias de internação em Campinas


postado em 20/07/2014 13:55 / atualizado em 20/07/2014 14:44

Rubem Alves era um apaixonado por Ipês amarelos. Em uma carta deixada para os filhos ele pediu que suas cinzas fossem jogadas em uma árvore da espécie(foto: Instituto Rubem Alves / Reprodução - Facebook)
Rubem Alves era um apaixonado por Ipês amarelos. Em uma carta deixada para os filhos ele pediu que suas cinzas fossem jogadas em uma árvore da espécie (foto: Instituto Rubem Alves / Reprodução - Facebook)

Foram as palavras que trouxeram notoriedade a Rubem Alves e ao longo de toda sua carreira como escritor e educador, o mineiro fez bom uso da poesia – de textos e da vida. Não é de se surpreender que em sua despedida ele fizesse o mesmo. A pedido de Alves, que faleceu no final da manhã deste domingo, seu corpo será cremado e suas cinzas espalhadas sob um ipê amarelo, ainda neste domingo.



A cremação acontece no Crematório Metropolitano Primaveras, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A cerimônia será restrita à família e atende um desejo do escritor, segundo anunciou um amigo dele, Carlos Brandão, durante o velório.

O mineiro estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Centro Médico de Campinas há mais de 10 dias com um quadro de pneumonia. Em boletim divulgado na manhã de sábado, os médicos que o assistiam informaram sobre uma piora do estado de saúde do escritor, com agravamento das funções renal, pulmonar e circulatória, que evoluíram para um quadro de falência múltipla orgânica. A nota foi assinada pelo cardiologista intensivista Roberto Munimis.

Legado
Rubem Alves completaria 81 anos no dia 15 de setembro. Eles nasceu na cidade de Boa Esperança, no sul de Minas Gerais, e vivia há 42 anos em Campinas, onde mantinha um instituto para promover a inserção social por meio da educação. O Instituto Rubem Alves também dá assistência a educadores.

Além de escritor e pedagogo, Rubem Alves era poeta, filósofo, cronista, contador de histórias, ensaísta, teólogo, psicanalista e acadêmico. É considerado uma das principais referências no pensamento sobre educação e tem uma bibliografia que conta com mais de 160 títulos distribuídos em 12 países.

Na literatura se destacou como cronista, ensaísta e autor de livros infantis. Em 2009, conquistou a segunda colocação do Prêmio Jabuti com o livro "Ostra Feliz Não Faz Pérola", na categoria Contos e Crônicas. De família protestante, estudou nos Estados Unidos e foi considerado um dos criadores da Teologia da Libertação. Considerado uma das principais referências no pensamento sobre educação, tem uma bibliografia que conta com mais de 160 títulos distribuídos em 12 países. (com informações da Agência Brasil)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)