(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Veja o que abre e fecha durante o feriado da Semana Santa em BH

Quinta-feira é ponto facultativo na prefeitura, mas sexta e segunda não haverá expediente e nem mesmo o comércio poderá funcionar


postado em 16/04/2014 07:50 / atualizado em 16/04/2014 10:24

A Semana Santa chegou e os serviços públicos em Belo Horizonte funcionarão com esquema especial durante o feriado prolongado. Na quinta-feira, dia 17, será considerado ponto facultativo na prefeitura. No dia 18, sexta-feira da Paixão, não haverá expediente por ser feriado municipal e na segunda, dia 21, é feriado nacional instituído em homenagem a Tiradentes, um dos principais líderes da Inconfidência Mineira. Confira o que abre e fecha na PBH nesse período:

Abastecimento
• Mercado do Cruzeiro (rua Ouro Fino, 452, Cruzeiro) – Abre amanhã e no sábado, das 8h às 18h, e na sexta e no domingo, das 7h às 13h. Na segunda, o funcionamento será facultativo.
• Central de Abastecimento Municipal (rua Maria Pietra Machado, 125, bairro São Paulo) – Abre amanhã, no sábado e na segunda, das 7h às 19h. Na sexta e no domingo, funciona das 7h às 13h.
• Feira Coberta do Padre Eustáquio (rua Pará de Minas, 821, Padre Eustáquio) – Abre amanhã e no sábado, das 8h às 18h. Na sexta, no domingo e na segunda, aberto das 8h às 13h.
• Sacolões Abastecer – Abrem amanhã, no sábado e na segunda, das 8h às 20h, na sexta, das 8h às 14h, e no domingo, das 8h às 13h.
• Feiras livres – Funcionamento facultativo entre amanhã e segunda, das 7h às 13h.
• Feiras Modelo – Funcionamento facultativo entre amanhã e segunda, das 7h às 13h.
• Feira de Orgânicos – Fechada de amanhã a segunda.
• Banco de Alimentos (rua Tuiutí, 888, bairro Padre Eustáquio) – Fechado entre amanhã e segunda.
• Armazém da Roça (Rodoviária, 2º Piso, Centro, e rua Maria Pietra Machado, 125, bairro São Paulo) – Fechados entre amanhã e segunda.
• Direto da Roça – Funcionamento facultativo entre amanhã e segunda, das 7h às 14h.
• Mercado da Lagoinha (avenida Antônio Carlos, 821, São Cristóvão) – Fechado entre quinta e segunda.
• Restaurantes Populares I, II, III e IV – Funcionam normalmente amanhã. Fechado entre sexta e segunda.
• Refeitório Popular da Câmara Municipal (avenida dos Andradas, 3.100, Santa Efigênia) – Fechado entre amanhã e segunda.

Limpeza Urbana
• Amanhã e no sábado as coletas acontecerão normalmente. Na Sexta-feira da Paixão não haverá serviços de limpeza urbana. No domingo e na segunda, dias 20 e 21, haverá plantões de varrição nas áreas central e hospitalar e na Savassi. Na segunda haverá também serviços de coleta domiciliar, seletiva e hospitalar.

Plantão de chuvas
• O plantão da Defesa Civil funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados. Os telefones são o 199 e o 3277-8864.

Saúde
• Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Municipal Odilon Behrens, Central de Internação, Samu e Serviço de Urgência Psiquiátrica (Noturno) - Funcionam durante 24 horas de amanhã a segunda.
• Centros de saúde - Fechados sexta, sábado e domingo. Abrem amanhã, das 7h às 17h, e na segunda funcionam das 8h às 15h. As unidades Vale do Jatobá e Barreiro de Cima (Barreiro); Pompéia, São Geraldo e Taquaril (Leste); Glória e Carlos Prates (Noroeste); Primeiro de Maio e Floramar (Norte); Vila Imperial e Conjunto Betânia (Oeste); Santa Terezinha (Pampulha); Lagoa e Santo Antônio (Venda Nova) atenderão, exclusivamente, os serviços de farmácia (para uso público interno) e demanda espontânea e curativos.
• Centro de Controle de Zoonoses, Laboratório de Zoonoses, Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Centro de Treinamento e Referência (CTR), Unidades de Referência Secundária (URSs), Centro Municipal de Imagem (CMI), Centro Médico de Oftalmologia (CMO), Centros de Reabilitação (CREABs), Farmácia Distrital, Laboratórios Distritais e Central – Fechados sexta, sábado e domingo. Abrem amanhã, das 7h às 17h, e na segunda funcionam das 8h às 15h.
• Cersams – Amanhã funcionam com equipe de plantão no horário diurno e com equipe completa no horário noturno. Na sexta, dia 18, e na segunda, dia 21, funcionam conforme escala mínima no horário diurno e com equipe completa no plantão noturno. No sábado e no domingo, dias 19 e 20, não funcionam.
• Centros de Convivência – Funcionam amanhã com escala por microrregião. Não haverá funcionamento entre sexta e segunda, dias 18 e 21.

Equipamentos culturais
• Museu Histórico Abílio Barreto (avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim) - Aberto sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h, e amanhã, das 10h às 21h. Fechado na segunda.
• Museu de Arte da Pampulha (avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.596, Pampulha) – fechado para montagem de exposição até quarta, dia 30.
• Casa do Baile (avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha) - Aberto normalmente até domingo, das 9h às 18h. Fechado na segunda.
• Centro de Referência da Moda (rua da Bahia, 1.149, Centro) – Fechado de amanhã a segunda.
• Arquivo Público da Cidade (rua Itambé, 227, Floresta) – Fechado de amanhã a segunda.

Parques e Zoológico
• O Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida Afonso Pena, 1.377, Centro) abre de amanhã a domingo das 6h às 18h. Os demais parques funcionam, nos mesmos dias, das 8h às 18h. Na segunda, dia 21, eles não abrirão.
• O Mirante do Mangabeiras (Rua Pedro José Pardo, 1.000, Mangabeiras) funciona normalmente de amanhã a segunda, das 10h às 22h.
• O Jardim Zoológico, o Jardim Botânico, o Aquário do Rio São Francisco (avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha) e o Parque Ecológico da Pampulha (avenida Otacílio Negrão de Lima, 6.061, Pampulha) funcionam normalmente amanhã, sábado, domingo e segunda. O Jardim Botânico e o Jardim Zoológico, das 8h30 às 16h, o Aquário, das 9h às 16h, e o Parque Ecológico, das 8h30 às 17h. Na sexta-feira, dia 18, todas as unidades da Fundação Zoo-Botânica ficam fechadas.

Transporte

• As linhas do sistema de transporte coletivo gerenciadas pela BHTrans circulam normalmente amanhã e no sábado. Na sexta, no domingo e na segunda circulam com quadro de horários de domingos e feriados.

Postos de Informação Turística
• Centro de Referência Turística de Belo Horizonte Álvaro Hardy – Veveco (avenida Otacílio Negrão de Lima, 855, São Luiz) – Funciona de amanhã a domingo, das 8h às 17h. Não funciona na segunda.
• Posto de Informação do Mercado das Flores (avenida Afonso Pena, 1.055, Centro) – Funciona amanhã, das 8h30 às 18h30, e de sexta a segunda, das 8h às 15h.
• Posto de Informação do Mercado Central (Av. Augusto de Lima, 744, Centro) – Funciona amanhã e no sábado, das 8h às 18h. Na sexta, no domingo e na segunda, funciona das 8h às 13h.
• Posto de Informação do Aeroporto Pampulha (Praça Bagatelli, 204, Aeroporto) – Funciona amanhã, na sexta e na segunda, das 8h às 17h. No sábado, funciona das 8h às 16h e, no domingo, das 13h às 18h.
• Posto de Informação do Aeroporto de Confins (Rodovia MG-10, Confins) – Funciona amanhã, das 8h às 22h. De sexta a segunda, funciona das 8h às 17h.
• Posto de Informação do Rodoviária (Praça Rio Branco, Centro) - Funciona de amanhã a segunda, das 8h às 18h.

BH Resolve
• Não funcionará para atendimento ao público de amanhã a segunda.

Comércio e bancos

O comércio da capital mineira não poderá funcionar nos feriados do dia 18 (Paixão de Cristo) e 21 de abril (Tiradentes), segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Por se tratar de feriado, o comércio lojista não poderá funcionar nesses dois dias com o uso de mão de obra de empregados, conforme previsto no artigo 70 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sob pena de multa de até R$ 4.025, prevista no artigo 75 da CLT.

Entretanto, o lojista que quiser abrir seu estabelecimento no feriado, deverá fazê-lo sem o uso de seus empregados, parentes ou amigos, sob pena de caracterização de manutenção de empregado sem o devido registro. Ao comerciante que trabalhará seguindo estas orientações, recomenda-se que associe seu horário de trabalho, com o do seu vizinho de comércio, para que não fique sozinho, e atraia a possibilidade de furtos ou roubos.

Atividades do comércio, tidas como essenciais tais como padarias, supermercados, farmácias, postos de gasolina, bares, restaurantes, etc, previstas no Decreto 27.048 de 1949 poderão funcionar normalmente, obedecendo às escalas de trabalho de empregados. Bancos não funcionam nos dias dos feriados.

Cemig
A Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig informa que as agências e postos de atendimento da Empresa não funcionarão nos dias 18 e 21 de abril. Nesses dias, as solicitações de serviços e reclamações poderão ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. Esse serviço funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. A Agência Virtual, disponível na home do Portal Cemig, também oferece diversos serviços com conforto e segurança. As redes sociais também podem ser utilizadas para atendimento no feriado, através do Cemig Atende no Facebook (Cemig Atende) e no Twitter (@cemig_atende). As agências e postos de atendimento presenciais da Cemig voltam a funcionar na terça-feira (22/4), das 8h às 17h.

Hemominas
A Fundação Hemominas possui 21 unidades que fazem atendimento ao doador voluntário, sendo que cada unidade atende a uma região de influência. Quem quiser ser um doador de sangue pode procurar a unidade mais próxima de onde mora.
Confira abaixo os horários de funcionamento de cada unidade durante o feriado:

- Hemocentro de Belo Horizonte: Alameda Ezequiel Dias, 321 - Santa Efigênia
17/04 – Quinta-feira – Funcionamento das 7h às 18h
18/04 – Sexta- feira – Fechado
19/04 – Sábado – Funcionamento das 7h às 18h
21/04 – 2ª feira – Funcionamento das 7h às 18h

- Posto de Coleta Estação BH: Av. Cristiano Machado, 11.833
A unidade estará fechada na sexta-feira (18/04), voltando a funcionar na segunda-feira, 21 de abril, das 8h às 19h.
- Unidade de Coleta de Betim: Rua Salvador Gonçalves Diniz, 191 – Jardim Brasília
O posto de coleta de Betim estará fechado no período de 17 a 21 de abril, retomando suas atividades no dia 22 de abril, no horário das 07h às 11h.
- Hemocentro Regional de Juiz de Fora: Rua Barão de Cataguazes, s/nº - Centro
A unidade estará fechada no período de 18 a 21 de abril, retomando as atividades no dia 22/04, das 7h às 18h.

- Hemocentro Regional de Pouso Alegre: Rua Comendador José Garcia, 846 – Centro
17/04 – Quinta-feira – Funcionamento das 7h às 12h30
18/04 – Sexta-feira - Fechado
21/04 – Segunda-feira – Funcionamento das 7h às 12h30

- Hemocentro Regional de Uberaba: Rua Getúlio Guarita, 250 – Abadia
17/04 – Quinta-feira - Funcionamento das 7h as 11h30 e das 14h às 17h30
A unidade não funciona dos dias 18 a 21 de abril.

- Hemocentro Regional de Uberlândia: Avenida Levindo de Souza, 1845 – Umuarama
17/04 – Quinta-feira – Funcionamento das 7h às 11h30
18 e 19/04 – Sexta-feira e sábado – Fechado
21/04 –Segunda-feira – Funcionamento das 7h às 11h30

- Hemocentro Regional de Montes Claros: Rua Urbino Viana, 640, Vila Guilhermina
17/04 – Quinta-feira – Funcionamento das 7h às 12h
18/04 – Sexta-feira – Fechado
21/04 – Segunda-feira – Funcionamento das 7h às 12h

- Hemocentro Regional de Governador Valadares: Rua Rui Barbosa, 149 – Centro
17/04 – Quinta-feira – Funcionamento das 7h30 às 12h
18 e 21/04 – Sexta-feira e segunda-feira - Fechado

- Hemonúcleo de Ituiutaba: Avenida 49, com 18 e 20, n°125 – bairro Elândia
16/04 – Quarta-feira – Funcionamento das 7h30 às 16h
17 a 21/04 – Quinta-feira a segunda-feira - Fechado

- Hemonúcleo de São João del-Rei: Rua Prefeito Nascimento Teixeira, 175 – Segredo
A unidade estará fechada do dia 17 a 21 de abril, retomando suas atividades normais no dia 22.

- Hemonúcleo de Sete Lagoas: Rua Dr. Renato Azeredo, 3170 – Dante Lanza
17/04 – Quinta-feira – Funcionamento de 7h30 as 12h30
A unidade estará fechada dos dias 18 a 21 de abril.

- Hemonúcleo de Diamantina: Rua da Glória, 469 Fundos – Centro
O Hemonúcleo estará fechado do dia 18 a 21 de abril, retomando o funcionamento normal no dia 22.

- Hemonúcleo de Ponte Nova: Rua Carlos Gomes, 17 – Esplanada
A unidade estará fechada do dia 17 a 21 de abril, retomando suas atividades no dia 22.

- Hemonúcleo de Patos de Minas: Rua Major Gote, 1255 – Centro
17/04 – Quinta-feira – Funcionamento de 7h as 11h
A unidade estará fechada de 18 a 21 de abril.

- Hemonúcleo de Passos: Rua Dr. José Lemos de Barros, 313 - Umuarama
17/04 – Quinta-feira – Funcionamento de 8h as 12h.
A unidade estará fechada do dia 18 a 21 de abril.

- Hemonúcleo de Manhuaçu: Rua Frederico Dolabela, 289 – Centro
A unidade estará fechada do dia 17 a 21 de abril, retomando suas atividades no dia 22.

- Unidade de Coleta do Hospital Júlia Kubitschek: Avenida Dr. Cristiano Rezende, 2505 – Araguaia
17/04 - Quinta-feira – Funcionamento normal das 07h30 às 18h
18/04 – Sexta-feira – Fechado
19/04 – Sábado - Funcionamento normal das 07h30 às 12h
21/04 – Segunda-feira - Fechado

- Unidade de Coleta e Transfusão de Além Paraíba: Rua Felizarda Esquerda, 45 – Ilha Recreio
17/04 – Quinta-feira – Funcionamento de 8h as 10h
A unidade não funciona do dia 18 ao dia 21 d abril.

- Hemonúcleo de Divinópolis: Rua José Gabriel Medef, 221 - bairro Padre Libério
17/04 – Quinta-feira – Funcionamento das 7h às 12h.
A unidade não funciona de 18 a 21 de abril.

Copasa
Centenas de empregados da Copasa estarão trabalhando, em regime de plantão 24 horas, durante o feriado da Semana Santa e de Tiradentes para garantir a normalidade da produção de água, coleta e tratamento de esgoto, além dos serviços emergenciais como, por exemplo, correção de vazamentos e manutenção em redes. As solicitações de serviços poderão ser feitas normalmente pelo telefone 115 ou pela Agência Virtual, disponível no site da empresa (www.copasa.com.br).Apenas as atividades administrativas da companhia, incluindo os serviços prestados nas Agências de Atendimento ao cliente, em decorrência do feriado, serão paralisadas a partir das 18h dessa quarta-feira (16/04), sendo retomadas na terça-feira (22/04).

Circuito Cultural Praça da Liberdade
Durante os feriados da Semana Santa e Tiradentes – 18 a 21 de abril (sexta a segunda), os museus e espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade irão funcionar com horário diferenciado. Durante a semana, por exemplo, o Espaço do Conhecimento UFMG abre para o público na sexta-feira (18/04); o Centro Cultural Banco do Brasil funciona normalmente na segunda-feira (21/04); e o Palácio da Liberdade abre durante todo o feriado, de sexta a segunda-feira. Outros detalhes podem ser conferidos no site www.circuitoculturalliberdade.com.br ou pelo telefone (31) 3239-2000. Confira abaixo os horários de funcionamento de cada espaço durante o feriado prolongado:
- Centro Cultural Banco do Brasil: sábado e domingo (19/04 e 20/04), das 9h às 21h; e segunda-feira (21/04), também das 9h às 21h.
- Centro de Arte Popular – Cemig: sábado e domingo (19/04 e 20/04), das 12h às 19h. Reabre na terça-feira (22/04), a partir das 10h.
- Espaço do Conhecimento UFMG: sexta, sábado e domingo (18/04, 19/04 e 20/04), das 10h às 17h. Retoma o funcionamento na terça-feira (22/04). Ingressos apenas para o Planetário: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada).
- Memorial Minas Gerais Vale: sábado (19/04), das 10h às 17h30 (permanência até 18h), e no domingo (20/04), das 10h às 15h30 (permanência até 16h). Retoma o funcionamento normal na terça-feira (22/04), a partir das 10h.
- Museu das Minas e do Metal: sábado e domingo (19/04 e 20/04), das 12h às 18h. Volta a funcionar normalmente na terça-feira, no mesmo horário.
- Museu Mineiro: sábado e domingo (19/04 e 20/04), das 12h às 19h. Retoma o funcionamento na terça-feira (22/04), das 10h às 19h.
- Palácio da Liberdade: sexta, sábado, domingo e segunda (18/04, 19/04, 20/04 e 21/04), das 10h às 15h, com permanência até às 16h.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)