(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Integrantes de empresa júnior da UFMG promovem campanha para alertar reciclagem

Intenção é conscientizar a população sobre a destinação correta de produtos de difícil processamento


postado em 29/03/2014 06:00 / atualizado em 29/03/2014 07:06

Luís Eduardo Guimarães e Marina Faria: com coletores específicos espalhados pelo câmpus, meta é recolher 10 mil materiais de escrita(foto: BETO MAGALHÃES/EM/D.A PRESS)
Luís Eduardo Guimarães e Marina Faria: com coletores específicos espalhados pelo câmpus, meta é recolher 10 mil materiais de escrita (foto: BETO MAGALHÃES/EM/D.A PRESS)


Canetas, lápis, borracha, escova de dente, tubo de pasta dental, potes de creme, batom, rímel, maquiagens em geral... É longa a lista de produtos cuja reciclagem, embora possível, revela-se difícil. Como as cooperativas de recicláveis não conseguem aproveitá-los, por razões como falta de mercado ou de tecnologia, esses materiais acabam engordando as montanhas de rejeitos nos aterros sanitários, junto do lixo comum. Mas, na semana que vem, parte desses resíduos começa a ganhar destinação correta: uma campanha da Mult Jr, empresa júnior do curso de engenharia química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pretende estimular o recolhimento de rejeitos desse tipo. Além de encaminhá-los ao lugar certo, a iniciativa alerta para a necessidade de aplicação da logística reversa – termo que define um conjunto de ações que permitem que um produto retorne ao fabricante.

O recolhimento vai ocorrer de segunda a sexta-feira e contará com coletores específicos para materiais de escrita, produtos de higiene bucal e artigos de beleza e maquiagem em seis pontos do câmpus Pampulha, por onde circulam 55 mil pessoas diariamente. “Essa mistura de materiais e produtos químicos nas embalagens dificulta o processo de reciclagem”, explica a coordenadora do Núcleo Social da Mult Jr, Marina Faria. Os alunos têm metas ousadas: “Como estamos em um ambiente acadêmico, em uma universidade, nosso objetivo é recolher 10 mil materiais de escrita”, ressalta o integrante da empresa Luís Eduardo Guimarães.

A Mult Jr firmou parceria com uma multinacional de São Paulo, a Terracycle, que estimula consumidores a coletar materiais de difícil reciclagem, fornece a tecnologia de reaproveitamento e faz a ponte com indústrias do ramo. Para cada item recolhido, R$ 0,02 (dois centavos) são direcionados para instituições de caridade escolhidas pela empresa júnior. O estudante de engenharia civil Peterson Ribeiro, de 21 anos, é uma das pessoas que já vão aderir à campanha. “Tenho um estojo cheio de canetas com tinta seca, lápis pequeno, borracha dura. Tem muitas coisas que ficam só acumulando em casa e não sabemos o que fazer com elas”, afirma.

DESTINAÇÃO CORRETA
Mesmo depois da campanha na UFMG, interessados podem continuar dando destinação correta a esses produtos, sem qualquer custo. Os colaboradores enviam por correio os resíduos, com uma etiqueta pré-paga pela Terracycle, patrocinada por grandes fabricantes de materiais de difícil reciclagem. As orientações estão no site www.terracycle.com.br.

O gerente de operações da Terracycle, Felipe Cabral, explica que os resíduos são transformados em outros plásticos ou aproveitados diretamente para a confecção de produtos como mochilas e bolsas feitas de embalagens. Segundo Cabral, a principal dificuldade para reciclar esses materiais é a complexidade e diversidade de substâncias que os compõem. “No caso da pasta de dente, por exemplo, além do tubo, tem os restos de creme dental. Em uma escova de dente há seis tipos de plásticos diferentes. São produtos que exigem uma separação complexa de polímeros”, explica.

A coordenadora de Tecnologia e Informação em Resíduos do Centro Mineiro em Referência em Resíduos (CMRR), Camila do Couto Seixas, afirma que atualmente esses produtos acabam indo para o aterro sanitário. “Mesmo aquilo que vai para as cooperativas de reciclagem acaba sendo encaminhado para o aterro. Esses materiais exigem uma reciclagem muito específica”, afirma. Camila destaca que há necessidade de maior aplicação da logística reversa, processo previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Quando você compra um esmalte, deveria devolver a embalagem vazia na mesma farmácia onde comprou. Em muitos casos, o produto acaba em um lixão, podendo provocar impacto grande no solo e no lençol freático”, ressalta.

OS ALVOS

Materiais de escrita
Caneta
Borracha
Lápis
Lapiseira
Corretivo
Caneta marca-texto
Apontador

Produtos de beleza
Esmalte
Maquiagens em geral
Potes de creme
Embalagem de filtro solar
Produtos de higiene bucal
Tubo de pasta de dente
Escova de dentes

Pontos de recolhimento
No câmpus da UFMG
Escola de Engenharia
Praça de Serviços
Instituto de Ciências Exatas (ICEX)
Restaurante Setorial (Bandejão)
Departamento de Química
Faculdade de Odontologia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)