(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Início do funcionamento do Move é adiado para março

Prefeitura afirmou que no próximo sábado começam os testes de veículos no corredor da Avenida Cristiano Machado


postado em 12/02/2014 14:22 / atualizado em 12/02/2014 23:07

Trecho da Estação São Gabriel terá 136 veículos para fazer o transporte de passageiros(foto: Beto Magalhães/EM/D.A.Press)
Trecho da Estação São Gabriel terá 136 veículos para fazer o transporte de passageiros (foto: Beto Magalhães/EM/D.A.Press)

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou na tarde desta quarta-feira que o funcionamento do sistema rápido por ônibus da capital mineira não começa no próximo sábado, como estava previsto. No fim de semana serão iniciados os testes no corredor da Avenida Cristiano Machado, que liga o centro de BH à Estação São Gabriel, mas sem levar passageiros. A operação comercial nesse trecho do BRT vai começar no dia 8 de março.

O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa da BHTrans, realizada no auditório da Prefeitura nesta tarde, para detalhar como funcionará o Move. A administração municipal informou que os testes da Estação Pampulha irão começar em 15 de março e a operação comercial no trecho terá início em abril.

Na Estação Vilarinho/Venda Nova os testes começam em 20 de abril e a operação em maio. Com isso, o funcionamento completo do Move só ocorrerá dentro de três meses.

A Prefeitura também detalhou o número de veículos que fará o transporte de passageiros em cada estação. No São Gabriel, serão 136 ônibus, na Pampulha, 181 e Venda Nova / Vilarinho, 98.

Conforme adiantou o Estado de Minas na edição desta quarta-feira, os primeiros ônibus articulados e simples (padron) do Move que irão rodar nos corredores exclusivos das avenidas Cristiano Machado, Santos Dumont e Paraná (com trecho na Avenida Antônio Carlos) serão os das linhas 82 (São Gabriel-hospitais), 83 (São Gabriel-Centro – direta) e 84 (Estação São Gabriel-Lagoinha, via Avenida Antônio Carlos). De acordo com as fontes ouvidas pelo EM, a BHTrans não conseguiu viabilizar a tempo a estreia da linha 80 (Estação São Gabriel-Estação Lagoinha), que deverá ser implantada após a inauguração, em um trajeto controverso, por se tratar de percurso semelhante ao que hoje é feito pelo metrô ao custo de R$ 1,80, contra os R$ 2,65 do Move. Todos os ônibus desses trajeto são de linhas chamadas troncais. Os veículos que levam passageiros dos bairros para as estações, classificados de alimentadores, entram no sistema futuramente, como já era previsto pela BHTrans.

Quando estiver completo, o ramal da Avenida Cristiano Machado, que marca o início do Move, vai receber 10 linhas troncais, trafegando nas pistas exclusivas, e 35 alimentadoras, que se comunicam com bairros e estações.

Quiosques para a compra de passagens

As estações de transferência localizadas nas avenidas Paraná e Santos Dumont não vão contar com bilheteria. Serão instalados quiosques em esquinas próximas ao local para os passageiros comprar ou recarregar o cartão BHBus ou comprar o cartão unitário. Veja abaixo onde ficarão as cabines.

Rua Rio de Janeiro com Avenida Santos Dumont
Rua São Paulo com Avenida Santos Dumont
Rua dos Tupinambás com Avenida Paraná
Rua dos Carijós com Avenida Paraná


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)