(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestantes tentam invadir estação de metrô durante protesto em BH

Movimento reúne cerca de 200 pessoas que reivindicam redução na passagem de ônibus


postado em 30/01/2014 19:20 / atualizado em 30/01/2014 21:15

Aproximadamente 200 pessoas fizeram uma passeata pelo centro de Belo Horizonte(foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press)
Aproximadamente 200 pessoas fizeram uma passeata pelo centro de Belo Horizonte (foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press)

O clima ficou tenso no protesto pela redução da passagem em Belo Horizonte. Aproximadamente 200 manifestantes chegaram a fechar a Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, e depois seguiram para a Praça da Estação, onde tentaram entrar na Estação Central. A tropa de choque da Polícia Militar chegou a usar spray de pimenta para impedir a ação dos jovens.
                                                                    

                                                                  Veja galeria de fotos


De acordo com a Polícia Militar (PM), aproximadamente 200 pessoas se reuniram na Praça Sete por volta das 18h30. No local, fecharam os cruzamentos das avenidas Afonso Pena e Amazonas, o que deixou várias vias congestionadas na região. Por volta das 19h15, os manifestantes se deslocaram para a frente da sede da Prefeitura de Belo Horizonte, onde queimaram uma catraca.


Com instrumentos musicais, faixas e cartazes com dizeres pedindo a tarifa zero, o grupo fechou os dois sentidos da Avenida Afonso Pena, em frente à Prefeitura de Belo Horizonte, por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, se deslocou para a Rua Goiás, onde ficaram na outra entrada da sede municipal. Depois, os manifestantes seguiram para a Praça da Estação, onde o clima esquentou.

O grupo tentou entrar pela porta principal da estação central e invadir o metrô de Belo Horizonte. Seguranças da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Tropa de Choque da Polícia Militar tentaram fechar os portões, mas não tiveram sucesso. Alguns manifestantes chegaram a pular as catracas.

Os manifestantes queimaram uma catraca em frente a Prefeitura de Belo Horizonte(foto: Reprodução Tv Alterosa)
Os manifestantes queimaram uma catraca em frente a Prefeitura de Belo Horizonte (foto: Reprodução Tv Alterosa)


Os militares conseguiram dispersar parte do grupo, que tentou invadir a estação por um acesso lateral. Para impedir a entrada, os militares jogaram bombas de gás lacrimogêneo. Não há relatos de feridos. O metrô funciona normalmente na noite desta quinta-feira. Alguns passageiros estão acuados. Muitos chegaram a deixar o local correndo.

Segundo informações postadas na página do evento, com o fim da cobrança do Custo de Gerenciamento Operacional , os donos das empresas de ônibus vão embolsar R$ 22 milhões por ano, montante que poderia ser revertido no desconto de cinco centavos em cada passagem de ônibus.

Os manifestantes pedem ainda que a circulação de ônibus seja proibida no Bairro Santa Tereza durante o feriado de carnaval, e que seja aplicada a tarifa zero nos dias de folia. Além disso, pedem que a população tenha controle absoluto sobre itinerários e horários das linhas de ônibus.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)