(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Elevado Castelo Branco deve ter pista liberada ainda neste domingo


postado em 29/12/2013 00:12 / atualizado em 29/12/2013 07:07

Juliana Ferreira

(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

Parte do Elevado Castelo Branco, no Bairro Carlos Prates, Região Noroeste de Belo Horizonte, deve ser liberado ainda hoje após dois dias de interdição – uma cratera se abriu com o estouro de uma das redes pluviais que cortam o local. A expectativa da equipe que trabalha nas obras de reparo da via é abrir uma das pistas para a circulação de veículos. A prefeitura levantou a possibilidade de liberação parcial depois de realizar uma vistoria ontem pela manhã em um terreno particular vizinho e constatar que não há contaminação em outras partes da rede, sem riscos de infiltração e erosão ou danos à linha férrea do metrô, como havia sido aventado na sexta-feira pelo gerente de manutenção da Regional Noroeste, Humberto Guimarães Bernardes. Toda a reparação da rede e o recapeamento do asfalto na trincheira devem terminar no fim da próxima semana.

O buraco que se abriu no elevado é consequência de uma rede pluvial de cerca de 40 anos, entupida de lixo. Segundo Humberto Bernardes, as manilhas estavam entupidas, o que causou um processo de corrosão da tubulação e infiltração no solo, resultando no abatimento na pista. O problema seria maior se as redes vizinhas também estivessem nessas condições. A vistoria no terreno ao lado revelou, no entanto, que a caixa-d’água de oito metros de comprimento está funcionando normalmente. “A princípio, não tem risco para o metrô nem para o terreno. Tudo vai continuar funcionando normalmente”, afirmou Bernardes.

A interdição total do viaduto foi necessária depois que técnicos perceberam o alto risco de o asfalto ceder. Com o grande volume de veículos que circula pelo local diariamente, poderia haver desmoronamento. Equipes da prefeitura trabalham na rede pluvial, que está sendo refeita. Em seguida, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) deve terminar o recapeamento das pistas da trincheira. Com o fechamento, o acesso aos bairros da região está sendo feito pelas avenidas Tereza Cristina, Pedro II e Nossa Senhora de Fátima. A liberação de uma pista hoje já deve diminuir os congestionamentos nessas vias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)