(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cardápio deve ter frutas e verduras


postado em 08/12/2013 06:00 / atualizado em 08/12/2013 08:33

A nutricionista Cláudia Dias:
A nutricionista Cláudia Dias: "É preciso diversificar a alimentação" (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Troca de almoço por lanche e consumo de alimentos industrializados são dois hábitos comuns entre crianças obesas e com sobrepeso. A conselheira do Conselho Regional de Nutrição da 9ª Região – Minas Gerais, Cláudia Dias, uma das colaboradoras da Lei da Merenda Saudável (Lei 18.372/2013), que baniu alimentos calóricos e gordurosos das cantinas escolares em 2009, alerta sobre a importância da parceria entre escola e família para a criança aprender a comer bem e dá dicas sobre como superar o problema dentro de casa. “Os pais e professores têm que despertar a consciência da criança”, diz.

Segundo ela, é importante diversificar a oferta dos alimentos e evitar os industrializados, que têm baixo valor nutricional. “Devemos diversificar e ampliar o consumo de frutas, verduras e legumes e dos demais alimentos saudáveis pelas crianças. É muito importante que a oferta variada desses alimentos aconteça tanto no ambiente escolar quanto no familiar e se torne um hábito”, destaca.

E quando o filho faz birra? “A recusa de algum alimento pela criança não deve ser um sinal para que os pais ou a escola deixem de oferecê-lo. Para que a criança aprenda a gostar de alguns alimentos, eles devem ser oferecidos várias vezes”, explica. O momento da refeição aceita brincadeiras, mas com seriedade. “É importante usar os nomes corretos para os diferentes alimentos e evitar chamá-los pela cor. Dependendo da faixa etária as crianças levam tudo ao pé da letra. Se uma criança não gosta de algum alimento chamado de ‘verdinho’, pode recusar todos os outros alimentos dessa mesma cor e assim por diante”, diz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)