(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

São João del-Rei e Santos Dumont entram em alerta após temporais

Em São João del-Rei foram 139 milímetros de chuva que encheram a cabeceira do Rio Lenheiro. Em Santos Dumont foram registrados 15 deslizamentos de encostas


postado em 02/12/2013 10:20 / atualizado em 02/12/2013 11:41

A Avenida Oito de Dezembro, no Centro de São João del-Rei, ficou parcialmente destruída pela força da água(foto: Radialista Luciano Nascimento )
A Avenida Oito de Dezembro, no Centro de São João del-Rei, ficou parcialmente destruída pela força da água (foto: Radialista Luciano Nascimento )

A chuva deixou as regiões Central e Zona da Mata em alerta no fim de semana. Duas cidade registram graves prejuízos por causa de temporais no sábado e domingo. Em São João del-Rei foram 139 milímetros de chuva que encheram a cabeceira do Rio Lenheiro e inundaram vários bairros. Em Santos Dumont, o Rio das Posses também transbordou causando alagamentos.


De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), os bairros Tijuco, Centro e Vila Nossa Senhora de Fátima foram os mais atingidos em São João del-Rei. O temporal causou queda de muros de contenção ao longo do rio e a prefeitura pediu ajuda para o órgão estadual. Não houve registro de feridos, desalojados ou desabrigados, mas os estragos foram grandes.

A cidade está comemorando os 300 anos e a chuva atrapalhou a festa. Segundo a prefeitura, o show de Jair Rodrigues marcado para domingo foi transferido para hoje às 20h, na Praça Senhor Bom Jesus. A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer vai montar tendas para abrigar o público. O cantor subiu ao palco para dar satisfação aos fãs. Com muita irreverência, disse, “São Pedro foi jogar bola, machucou a perna, abriu a torneira e não fechou. Mas amanhã a gente vai fazer um belo espetáculo para São João del-Rei”.

A Defesa Civil local orientou as população que mora no entorno do rio para deixarem suas casas porque a previsão é de chuva forte até quarta-feira. Nesta segunda-feira, agentes da Secretaria de Saúde de São João del-Rei estão nos locais mais afetados pela tempestade para disponibilizar vacinas contra Hepatite B, Tétano e Febre Amarela.

Em Santos Dumont foram registrados 15 deslizamentos de encostas, que atingiram parcialmente algumas casas. Os principais bairros afetados foram Centro, São Sebastião, Nossa Senhora da Graça, Nossa Senhora do Glória e Quarto Depósito. As BRs 040 e 499 ficaram interditadas por três horas durante a ocorrência do desastre, mas já estão liberadas. Não há registro de vítimas.

Rio Pardo de Minas

Em Rio Pardo de Minas, no Norte do estado, um balanço parcial divulgado no domingo confirma que a cidade teve grande prejuízo com as inundações que atingiram a cidade na semana passada. Imagens aéreas mostram danos à infraestrutura do município e destruição de 80% das lavouras localizadas às margens dos rios que transbordaram.

De acordo com a nota divulgada pela prefeitura com base nos levantamentos dos órgãos públicos e nas fotos aéreas, quatro pontes que ligam a cidade a zona rural caíram, 3 mil pessoas ficaram ilhadas no distrito de Serra Nova e povoado de Sobrado, um comércio e nove casas foram totalmente alagados e dezenas de animais de pequeno e grande porte, inclusive bovinos e equinos, morreram.

Imagens aéreas mostram danos em Rio Pardo de Minas e destruição de 80% das lavouras localizadas às margens dos rios(foto: Prefeitura de Rio Pardo de Minas)
Imagens aéreas mostram danos em Rio Pardo de Minas e destruição de 80% das lavouras localizadas às margens dos rios (foto: Prefeitura de Rio Pardo de Minas)


Rodovia


A BR-267 continua interditada nesta segunda-feira após queda de barreira no domingo em Olaria, entre Lima Duarte e Bom Jardim de Minas, na Zona da Mata de Minas Gerais. O desvio dever ser feito seguindo pela a BR-040 de Juiz de Fora para Caxambu. Em seguida, o motorista deve acessar a MG-353 e volta para a BR-267. O caminho alternativo aumenta 38 quilômetros na viagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)