(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jaime Ramírez vence consulta para reitoria da UFMG


postado em 16/11/2013 00:12 / atualizado em 16/11/2013 08:03

 A chapa 2, formada pelos professores Jaime Arturo Ramírez, da Escola de Engenharia, e Sandra Regina Goulart Almeida, da Escola de Letras, foi a campeã de votos do segundo turno da consulta pública realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para indicar candidatos ao cargo de reitor. O grupo encabeçado pela dupla registrou 53,42% dos votos válidos e garantiu presença na lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação.

A relação contará com dois outros nomes a serem escolhidos pelo Colégio Eleitoral, que podem ou não ser o de candidatos derrotados. Os concorrentes da chapa 3, José Nagib Cotrim Árabe, do Instituto de Ciências Exatas, e Paulo Sérgio Lacerda Beirão, do Instituto de Ciências Biológicas, tiveram 46,58% dos votos. Ao todo, 8.582 pessoas votaram neste segundo pleito, o que corresponde a 17% dos aptos. Os alunos foram a maioria dos eleitores, com 4.137 votos, seguidos por 2.373 técnicos e pessoal do setor administrativo e 2.072 professores.

O Colégio Eleitoral da UFMG receberá o resultado oficial da consulta até quarta-feira. Em 3 de dezembro, o colégio formulará a lista tríplice final que será encaminhada ao Ministério da Educação. O ministro da pasta, Aloizio Mercadante, deverá escolher o próximo reitor e seu vice em até 60 dias, antes que termine o mandato do atual administrador, Clésio Campolina.

No primeiro turno da votação havia três chapas concorrendo e uma delas foi eliminada. Os votos dos professores têm peso maior ( de 70%) que o dos alunos e técnicos (de 15% cada). Pelo regimento atual o ministro tem autonomia na decisão sobre os nomes que vai escolher dentro da lista tríplice e não precisa seguir o resultado da consulta popular. Pode escolher, por exemplo, uma chapa com menos votos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)