(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Evento marca reforma da Praça Carlos Chagas, conhecida como Praça da Assembleia

As obras de revitalização começam em março do ano que vem, com previsão para entrega em dezembro


postado em 11/11/2013 00:12 / atualizado em 11/11/2013 07:28

Juliana Cipriani

Moradores na Praça Carlos Chagas, no Santo Agostinho: obras de reforma começam em março de 2014(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press. )
Moradores na Praça Carlos Chagas, no Santo Agostinho: obras de reforma começam em março de 2014 (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press. )

A Praça Carlos Chagas, conhecida como Praça da Assembleia, relembrou na manhã de ontem os tempos de antigamente, com bandas, balões, pipoqueiros, artistas de circo e fotógrafos lambe-lambe, em um evento promovido pelo Legislativo estadual para apresentar aos usuários a maquete de como o espaço deve ficar a partir de 2015. As obras de revitalização começam em março do ano que vem, com previsão para entrega em dezembro. Ao lançar o projeto, o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PP), também anunciou que a Casa vai tratar, até dezembro, da regulamentação do direito de transporte gratuito para os idosos nas viagens intermunicipais rodoviárias.

“Vamos ter a oportunidade de presentear os idosos com a gratuidade do transporte intermunicipal rodoviário”, afirmou Dinis, que, ao lado do prefeito Marcio Lacerda e de outras autoridades, apresentou a proposta de reforma da praça. A Assembleia será responsável pelo financiamento das intervenções, que custarão R$ 10,5 milhões, em parceria com o Banco do Brasil (BB) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Entre as alterações previstas estão a criação de um playground e de uma área de lazer e sociabilidade para os idosos. Também está programada a incorporação à praça da via de acesso que liga as ruas Rodrigues Caldas e Martin Carvalho.

Sugestões De acordo com o Legislativo, o projeto levou em conta pesquisa feita com os frequentadores em junho de 2011 em que foram colhidas mais de seis mil sugestões. Dinis Pinheiro afirmou que a praça integra a história de Belo Horizonte. “Esta é a oportunidade de traduzirmos as aspirações do povo e transformá-las em realidade”, afirmou. Segundo a secretária de estado de Cultura, Eliane Parreira, o projeto respeita as características originais do patrimônio, que é tombado.

A última reforma feita na Praça da Assembleia foi em 1994, quando também participaram o Legislativo, a PBH e o BB, além do apoio de emissoras como a TV Alterosa. A praça, cercada por jardins de Burle Marx, ocupa 33.700 metros quadrados no Santo Agostinho e tem no centro a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)