(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cerca de 18% dos moradores de aglomerados de BH levam mais de 1 h para chegar ao trabalho

Diferença é baixa em relação aos moradores de outras regiões da cidade. Situação também é semelhante em outros estados brasileiros


postado em 06/11/2013 12:41 / atualizado em 06/11/2013 13:22

A trajeto de casa para o trabalho costuma ser demorado para os moradores dos aglomerados de Belo Horizonte. No entanto, a diferença é baixa em relação às pessoas que moram em outras regiões da cidade, segundo resultado de pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira.

O Censo Demográfico 2010 – Aglomerados Subnormais – Informações Territoriais revela que 17,9% dos moradores das favelas da capital mineira gastam mais de uma hora diariamente no deslocamento para o trabalho, contra 16,4% dos moradores de outras áreas.

A situação não é diferente quando se analisa o total da população dos aglomerados brasileiros. Enquanto 19,7% dos trabalhadores brasileiros que moravam em aglomerados subnormais demoravam mais de uma hora por dia no deslocamento para o trabalho, esse percentual para quem morava em outras áreas da cidade era 19%. No Rio de Janeiro, 21,9% dos moradores de favelas levavam mais de uma hora por dia para chegar ao trabalho, enquanto nas outras áreas da cidade essa proporção era 26,3%.

Em São Paulo, 37% da população residente em aglomerados subnormais levavam mais de uma hora para chegar ao local de trabalho, em contraste com 30% dos moradores das demais áreas da cidade. Em Salvador, a diferença era 21,8% para os moradores de habitações irregulares e 22,12% para as irregulares. No caso do Rio e de Salvador, o pesquisador ressaltou que a topografia dessas cidades colaborou para que as pessoas ocupassem áreas centrais também como estratégia para economizar tempo e dinheiro no percurso casa-trabalho.

Com Agência Brasil


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)