(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estrada Real em Minas Gerais é reflorestada

Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, Matozinhos, Lagoa Santa, Santana de Pirapama, Catas Altas, Nova Lima, Bom Jesus do Amparo, Raposos, Rio Acima e Ouro Preto, já receberam novas mudas. O objetivo é proteger a biodiversidade do percurso


postado em 16/10/2013 11:08 / atualizado em 24/10/2013 15:33

Percurso da Estrada Real está recebendo árvores para proteger a biodiversidade do percurso(foto: Divulgação/Emater)
Percurso da Estrada Real está recebendo árvores para proteger a biodiversidade do percurso (foto: Divulgação/Emater)

O caminho da Estrada Real em Minas Gerais está sendo reflorestado. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) participa do projeto Árvore é Vida desde 2011. O projeto foi implantado em 2008 pelas Caminhantes da Rota da Estrada Real (ACER). O objetivo é proteger a biodiversidade do percurso turístico e histórico para Minas e ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento sustentável e econômico.

Além da Emater-MG, o projeto conta com a parceria das secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Turismo (Setur) e de Educação (SEE), além do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Em setembro deste ano a parceria assinou um Termo de Cooperação que possibilitará o desenvolvimento do turismo na Estrada Real, e a articulação com associações que fazem parte de circuitos turísticos, além do desenvolvimento de ações educativas, o fornecimento de mudas, apoio no plantio, e divulgação do patrimônio histórico cultural da região, bem como sua proteção e preservação.

A Emater-MG idealizou projetos associados que incentivam atividades de fruticultura, olericultura, apicultura, derivados do leite e frutas, artesanato, e implantação de estruturas de comercialização da produção nas rotas turísticas ou de grande fluxo de veículos, de forma individualizada (em quiosques ou barracas), ou em formas coletivas (em empórios ou barracão do produtor), para gerar renda aos produtores.

Nos municípios de Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, Matozinhos, Lagoa Santa, Santana de Pirapama, Catas Altas, Nova Lima, Bom Jesus do Amparo, Raposos, Rio Acima e Ouro Preto, foram feitos plantios de mudas de árvores. Papagaios será a próxima cidade que receberá ação da Árvore é Vida. O evento será realizado no dia 20 de novembro, nos períodos da manhã e tarde.

(Com Agência Minas)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)