(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mosca-branca volta a ameaçar fícus de Belo Horizonte


postado em 11/09/2013 06:00 / atualizado em 11/09/2013 07:16

(foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)
(foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)

Os fícus da Avenida Bernardo Monteiro, na região hospitalar de Belo Horizonte, terão que passar por nova poda no domingo. A informação foi confirmada pelo coronel Alexandre Lucas, do Sistema de Comando em Operações (SCO), órgão criado pela prefeitura para acompanhar o controle da mosca-branca. Segundo ele, alguns galhos precisam ser podados com urgência, preventivamente, por causa do início do período chuvoso e por oferecerem risco para uma escola infantil. O parasita está novamente sendo visto em algumas plantas, o que obrigou a retomada das aplicações do óleo de nim, inseticida natural que tem sua eficácia analisada em um calendário elaborado para esse fim.

A mosca-branca-do-fícus foi detectada em árvores da capital em julho do ano passado. Milimétrico, o inseto atingiu espécimes de várias regiões da cidade e fez com que a prefeitura criasse uma comissão especial para buscar uma solução para o problema. No início do ano, podas preventivas foram feitas até que fosse liberado o uso do óleo de nim para tratamento. Os cortes causaram indignação entre moradores e ambientalistas, que desde então fazem protestos pedindo o salvamento dos fícus.

Ontem, a integrante do Movimento Fica Fícus Patrícia Caristo disse que o inseticida orgânico precisa ser aplicado a cada 15 dias para ter eficácia. Ela afirmou que ativistas devem estar presentes no domingo, quando ocorrerão as novas podas na Bernardo Monteiro. Alexandre Lucas informou que os galhos a serem retirados já tinham indicação de poda, por causa do risco de acidente. Árvores na Rua Barbacena e na praça da Catedral da Boa Viagem também terão galhos retirados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)