(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Casal de gorilas vindo da Europa vai fazer companhia a Imbi, em Belo Horizonte

Gorila vive sozinha no zoo depois da morte de Idi Amin e da fêmea Kifta


postado em 04/09/2013 06:00 / atualizado em 04/09/2013 06:43

Amimais vão dividir com Imbi uma área de 2.400 metros quadrados (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Amimais vão dividir com Imbi uma área de 2.400 metros quadrados (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte vai trazer um casal de gorilas da Europa. A gorila Imbi, de 12 anos, vive sozinha no zoológico da capital, depois da morte de Idi Amin, que tinha 38 anos, em março de 2012, e da fêmea Kifta, com 12 anos, em março deste ano. Idi ficou 30 anos em BH como único exemplar da subespécie gorilla gorilla gorilla na América Latina.


O gorila Leon, de 14 anos, pesa 200 quilos e virá do zoo Loro Parque, de Tenerife (Espanha). Já a fêmea, Lou Lou, de 9 anos, pesa 80 quilos e será transferida do Zoo Howletts and Port Lympne Wild Animal Parks, na Inglaterra. A negociação para a vinda da fêmea foi feita com a Fundação Aspinall, a mesma que possibilitou a transferência de Kifta e Imbi para o zoo de BH, em agosto de 2011. A fundação protege espécies ameaçadas de extinção.

A FZB-BH não deu detalhes sobre a operação nem confirmou se o casal de gorilas chega ainda este ano. Mas no sábado foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) a convocação para a licitação que vai definir qual empresa será responsável pelo transporte aéreo e terrestre dos animais. A empresa vencedora terá que comprovar a capacidade técnica para o transporte especializado dos gorilas, expedido pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

Leon será transportado por via rodoviária do zoo ao aeroporto de Tenerife, a maior ilha do arquipélago das Canárias. Seguirá em voo até ao aeroporto de Madri e depois para o Galeão, no Rio de Janeiro. Lou Lou, que vem em voo direto do aeroporto de Heathrow, Londres, também desembarca na mesma data no Galeão. Os dois animais então seguem para BH por via terrestre e serão colocados em quarentena, antes de dividirem com Imbi uma área de 2.400 metros quadrados que reproduz a planície da África.

Originalmente a espécie vive nas florestas tropicais africanas em grupos nômades, principalmente em reservas da África Central, em florestas abertas, nas regiões mais baixas e quentes, próximas a rios e alagados.

Idi Amin, que despertou o carinho dos visitantes do zoo de BH pela espécie, chegou em 1975, vindo de uma instituição francesa, ainda criança, com 2 anos, com a fêmea Dada, da mesma idade. Os dois viveram juntos até março de 1978, quando ela morreu por complicações de infecção no ouvido. Em fevereiro de 1984, o gorila ganhou outra namorada, Cleópatra, que morava no zoológico de São Paulo, mas o romance durou pouco, já que ela morreu 14 dias depois com desidratação e diarreia. Desde que ficou sozinho pela segunda vez, o gorila viveu sozinho, até a chegada de Imbi e Kifta, mas ele morreu depois de seis meses de convivência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)