(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestantes deixam a prefeitura após 31 horas de ocupação

Movimentos populares se reuniram com Marcio Lacerda na tarde desta terça-feira. Prefeito se comprometeu a cumprir três exigências dos manifestantes


postado em 30/07/2013 19:57 / atualizado em 30/07/2013 20:51

Depois de se reunirem por cerca de três horas com o prefeito Marcio Lacerda, os manifestantes decidiram deixar o prédio da prefeitura de Belo Horizonte, na noite desta terça-feira, após 31 horas de ocupação.

Por volta das 19h30, as cerca de 50 pessoas que ocupavam o local começaram a deixar o edifício entoando palavras de ordem. O grupo era formado por integrantes do Movimento Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), do Brigadas Populares e moradores das ocupações Eliana Silva, Camilo Torres, Irmã Dorothy, Dandara, Zilah Spósito, Guarani Kaiowa, Rosa Leão e Vila Cafezal. Em apoio ao movimento, manifestantes ficaram acampados em frente ao prédio da PBH na Avenida Afonso Pena, no sentido Centro/Mangabeiras.



No encontro realizado na tarde desta terça, Marcio Lacerda se comprometeu a cumprir três exigências dos movimentos: a suspensão de liminares de reintegração das ocupações em áreas públicas, a criação da comissão de negociação, que avaliará a situação das oito comunidades e, posteriormente, a transformação das mesmas em Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS), o que possibilitará a regularização dos espaços.

Para a militante Luara Colpa, integrante do movimento Brigadas Populares, a ocupação da prefeitura foi positiva. “Ficamos satisfeitos com o resultado. Primeiramente porque foi uma pressão do povo. Foi uma vitória ter conseguido ocupar a prefeitura e agendar esta reunião com o Marcio Lacerda, que estabeleceu um diálogo”, comemorou.

A comissão de negociação será formada pelo Ministério Público, defensoria pública, prefeitura e os integrantes do movimento populares. Ela se reunirá pela primeira vez na terça-feira, às 16 horas, em lugar ainda não definido.

Intervenção cultural

Uma intervenção cultural toma Avenida Afonso Pena no sentido Centro/Mangabeiras, em frente à PBH, na noite desta terça. Organizada no Facebook pelo grupo Sarau Vira-Lata, o encontro estava marcado para as 20h e contava com 563 confirmações na rede social. No momento, cerca de 200 pessoas ocupam a via, e o trânsito no trecho continua interrompido. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)