(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Uberaba decreta situação de emergência por causa da gripe suína

A ação é preventiva para evitar surto da doença na cidade que está perto de São Paulo, local onde há muitos casos. A prefeitura de Uberaba espera agilizar o processo de contratação de profissionais e compra de insumos, em especial álcool em gel e máscaras


postado em 18/06/2013 13:32

A cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, decretou situação de emergência por causa de mais uma morte por gripe suína. O município registrou três óbitos, dois deles em investigação do diagnóstico da Influenza e um caso já confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). No último boletim da SES, foram confirmados 12 mortes pela doença em Minas, no entanto o balanço não detalha o tipo de vírus responsável pelas infecções. Em 2009, houve um surto de Influenza A H1N1, que ficou conhecida como gripe suína. Neste ano, segundo a secretaria, há circulação no estado de influenza A H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

Com a decretação de emergência, a prefeitura espera agilizar o processo de contratação de profissionais e compra de insumos, em especial álcool em gel e máscaras. Segundo a administração municipal, não está descartada a implantação de um serviço especial de atendimento nos moldes do Centro Especializado em Dengue (CED). “A decretação é para dizer para a população que estamos agindo preventivamente para evitar um surto de gripe suína”, afirma o secretário municipal de saúde Fahim Sawan. Segundo ele, a preocupação é com os pacientes que estão viajando de São Paulo para Minas, pois Uberaba está em uma área de divisa com o estado vizinho. Outras 11 notificações por gripe suína são investigadas no município do Triângulo.

A administração municipal está montando uma ação direta no aeroporto, na rodoviária e em um posto de combustíveis na estrada que dá acesso à cidade. Qualquer pessoa que desembarcar em Uberaba com suspeita de gripe vai receber orientação de equipes da Secretaria de Saúde, bem como máscaras e álcool em gel. Todos os acometidos por gripe, independente da confirmação ou não de Influenza serão orientados a procurar ajuda médica. O secretário também garantiu que a prefeitura possui um bom estoque de Tamiflu, medicamento indicado no caso de Influenza.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)