(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Semana de arte e cultura movimenta a Uemg


postado em 06/06/2013 06:00 / atualizado em 06/06/2013 06:44

Entre 300 atividades, músicos se apresentaram ontem à tarde na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Entre 300 atividades, músicos se apresentaram ontem à tarde na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

 

Apresentações artísticas, atividades culturais, seminários, workshops, exposições. Assim está sendo marcada a programação da 3ª Semana Uemg, evento de extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. As atividades começaram na segunda-feira e terminam hoje. Amanhã, ocorre o encerramento oficial com um espetáculo do ator Antônio Nóbrega. O evento ocorre nas 10 unidades da universidade em todo o estado (cinco em Belo Horizonte e cinco espalhadas pelo interior) e reúne cerca de 300 atividades que envolveram todos os cursos da Uemg.

Neste ano, o tema do projeto é “Saberes em diálogo: Uemg em movimento” e o objetivo foi reunir as atividades de extensão da universidade, ou seja, ações que compõem o ensino superior e interagem o aprendizado do aluno em sala de aula com o conhecimento produzido fora da universidade. “São experiências que permitem que o estudante dialogue os conhecimentos que tem na universidade com o que existe fora dela”, explica a professora Vânia Costa, pró-reitora de extensão da Uemg.

Segundo ela, o diálogo, pretendido no tema do evento, ocorreu de diversas formas entre os estudantes e comunidades externas, por meio de seminários e apresentações artísticas. “Fomos atenciosos de possibilitar o diálogo, por exemplo, entre integrantes das políticas públicas da universidade e dos movimentos sociais, entre outros”, destaca.

Vânia ainda explica que um dos propósitos da semana é divulgar a Uemg. As atividades ocorrem dentro e fora das unidades, como, por exemplo, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti e no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Espetáculo

Segundo a pró-reitora, uma das intenções é promover o acesso à cultura e à arte. Por isso, para encerrar as atividades, o espetáculo Mátria será apresentado amanhã. A peça é denominada pelo ator Antônio Nóbrega como “espetáculo-aula”, uma vez que a intenção é passar uma mensagem reflexiva e de ensino para o público. Com músicas e danças, ele fala sobre a cultura popular e tradições. “A semana tem um cunho de oferecer acesso à arte e à cultura e o Nóbrega representa muito nessas áreas. O tema da Semana é o diálogo e na peça ele propõe uma interação entre as tradições europeia e popular. A peça fecha com uma proposta que é semelhante ao nosso tema”, afirma a pró-reitora.

A apresentação será amanhã às 20h no Teatro Sesiminas. A entrada é gratuita, mas os interessados devem fazer a inscrição pelo site da Uemg, onde pode ser conferida a programação completa (www.uemg.br).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)