(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trio preso promoveu terror na Zona Sul da capital

Três criminosos que agiam em várias regiões de Belo Horizonte foram presos depois de ameaçar, agredir e assaltar duas famílias no Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul


postado em 30/04/2013 06:00 / atualizado em 30/04/2013 07:21

 

Armas, munição, joias e dinheiro foram apreendidos com os ladrões(foto: MARIA TEREZA CORREIA/EM/D.A PRESS)
Armas, munição, joias e dinheiro foram apreendidos com os ladrões (foto: MARIA TEREZA CORREIA/EM/D.A PRESS)

 

Moradores e funcionários de duas casas do Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foram agredidos e ameaçados de morte por assaltantes no fim da manhã dessa segunda-feira. Em um dos ataques um criminoso chegou a apertar a orelha do dono da casa com um alicate para forçá-lo a abrir o cofre. No outro, um engenheiro foi agredido na cabeça com peças de cerâmica. A polícia prendeu três do grupo formado por pelo menos cinco bandidos. Os moradores são unânimes em reclamar da insegurança na região. A Secretaria de Defesa Social informou que foram registrados 647 arrombamentos no Belvedere em janeiro e fevereiro de 2012 e 475 no mesmo período deste ano. Em 2011 inteiro foram 3.201, e 2.933 em 2012. Mas não informou o número de assaltos a mão armada em casas do bairro.

Preso no Belvedere, Thiago Silva Santos, de 21 anos, foi reconhecido por vítima do Bairro Bandeirantes(foto: MARIA TEREZA CORREIA/EM/D.A PRESS)
Preso no Belvedere, Thiago Silva Santos, de 21 anos, foi reconhecido por vítima do Bairro Bandeirantes (foto: MARIA TEREZA CORREIA/EM/D.A PRESS)
A Polícia Militar informou também que o bando começou a agir no Bairro Santa Lúcia, na Região Centro-Sul, onde tentou invadir um prédio na Rua Emílio Vieira de Barros. “Eles chegaram a entrar no edifício e dominaram uma empregada, mas um morador desconfiou e não abriu a porta do apartamento quando ela se identificou como assistente social”, informou o major Juarez Ferreira, do 22º BPM.

Os criminosos desistiram e seguiram para a Rua Professor Carlos Pereira da Silva, no Belvedere, onde surpreenderam um engenheiro entrando na garagem de carro. Três homens armados o renderam, invadiram o imóvel e fizeram a filha dele e duas empregadas de reféns também.

Outra filha do engenheiro, que se mudou do local por causa dos assaltos frequentes, contou que os criminosos aterrorizaram os reféns. “Eles quebraram três peças de cerâmica na cabeça do meu pai e ameaçaram estuprar a minha irmã. Agiram sempre usando palavrões e com muitas ameaças”, afirmou a mulher.

Professor americano foi rendido ao entrar em casa e espancado(foto: MARIA TEREZA CORREIA/EM/D.A PRESS)
Professor americano foi rendido ao entrar em casa e espancado (foto: MARIA TEREZA CORREIA/EM/D.A PRESS)
Um criminoso ficou com os reféns para roubar objetos de valor e os outros dois pegaram o carro do engenheiro e foram até a Rua Professor Pedro Aleixo, pouco mais de um quarteirão abaixo, segundo a PM. Eles abordaram um professor de inglês natural dos EUA, de 62 anos, que chegava em casa. Um vigia que faz segurança de 16 casas na rua e uma empregada que estava no jardim tirando o lixo foram rendidos também e feitos reféns dentro da casa com a enteada do americano, de 20 anos.

“Fiquei com tanto medo que na hora comecei a tremer e a chorar. Um deles me perguntou se eu queria que ele enchesse a minha cara de porrada”, contou a jovem. A empregada relatou o pânico também: “Eles deram coronhada na cabeça do meu patrão e apertaram a orelha dele com um alicate. Queriam que abrisse o cofre, mas ele não sabia o segredo. Depois, pegaram uma faca e disseram que o matariam de uma forma lenta”.

Na tentativa de fuga, os bandidos pularam o muro ao perceber a chegada da polícia. Um foi preso na casa ao lado e outro no sótão de uma residência vizinha. Ao mesmo tempo, os militares capturaram o bandido que havia ficado na casa do engenheiro. Os criminosos são Fernando de Oliveira, de 29, Thiago Silva Santos, de 21, e Frederico Mendes Martins, de 27.

Há suspeita de pelo menos mais dois envolvidos, segundo a polícia. Um teria perseguido uma mulher que trabalha na primeira casa invadida, mas ela percebeu, não parou na residência e, segundo a filha, foi perseguida por um homem em um Uno. Ela pediu socorro em um posto policial. Já na casa do americano, a funcionária escondeu o celular e ligou para o 190 assim que ficaram todos trancados no banheiro.  (Colaborou Pedro Ferreira)

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)