(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lava-pés dá início às celebrações da Paixão de Cristo


postado em 28/03/2013 06:00 / atualizado em 28/03/2013 07:05

Começa hoje, para os católicos, o período mais importante da semana santa. Trata-se do tríduo pascal, com a instituição da eucaristia e o lava-pés, cerimônia que recria o momento em que Jesus, com humildade, lavou os pés dos 12 apóstolos. “É a liturgia mais importante da Igreja e só termina, mesmo, no sábado. Nesta quinta-feira temos o significado por excelência da paixão de Cristo”, diz o padre Rogério Messias, titular da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Padre Messias explica que depois da morte de Jesus vem a celebração da aleluia, no sábado, representando a vitória sobre a morte. “No domingo, é a celebração da Páscoa, a ressurreição de Cristo.”

Padre Rogério destaca a importância do lava-pés para a atualidade. “Esse ato mostra o comportamento que devemos ter para servir os nossos irmãos. Jesus lavou os pés de Judas, que o traiu, e o fez com humildade”, afirma. Em Sabará, missa vai começar às 19h30, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com o translado do Santíssimo Sacramento até a Capela do Santíssimo. Na praça de esportes, na entrada da cidade, também haverá o lava-pés, com as tradicionais figuras bíblicas. Outra cerimônia de destaque na cidade é a abertura do santo sepulcro do Senhor Morto, às 15h, na Igreja de São Francisco, no Centro Histórico.

O ritual em Sabará remonta ao século 18 e é considerado único no país, pois retrata a morte de Jesus na quinta-feira, na véspera, portanto, da sexta-feira da paixão, quando os católicos relembram a crucificação e acompanham a Procissão do Enterro. Uma vigília começa logo depois do ritual e vai até a encenação da Paixão de Cristo e procissão.

Mineirinho

Hoje, em Belo Horizonte, o ponto alto será às 9h, no ginásio do Mineirinho, na Pampulha, com a celebração da Missa da Unidade. Presidida pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, a liturgia contará com a presença dos bispos auxiliares Joaquim Mol, Luiz Gonzaga Fechio, Wilson Angotti e João Justino.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)