(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia usará ônibus com câmeras para flagrar motoristas embriagados em blitzes

De acordo com o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Roberto Lemos, o protótipo do veículo já foi aprovado. Ele deve estar nas ruas ainda neste ano


postado em 19/03/2013 19:59 / atualizado em 20/03/2013 17:14

As autoridades mineiras devem ganhar ainda neste ano um aliado para flagrar os motoristas que ainda arriscam em dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas. Com a nova regra da Lei Seca de tolerância zero, vídeos, relatos de testemunhas e de policiais passaram a ser considerados válidos contra os condutores infratores. É por isso que o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) de Belo Horizonte solicitou a compra de um ônibus adaptado com câmeras. A expectativa é que o veículo esteja a disposição ainda neste ano.

O comandante do BPTran, Roberto Lemos, afirma que uma empresa já confeccionou um protótipo do ônibus com as especificações passadas pela polícia. Agora, o próximo passo é abrir uma licitação para a compra do veículo. “A princípio as especificações já foram aprovadas. Ainda não sabemos se haverá mudanças”, afirma.

O ônibus terá câmeras externas que ficarão presas na parte dianteira, traseira e nas laterais e também dentro do veículo. “Teremos mesas com notebooks na parte interna para podermos fazer os boletins de ocorrência no local onde são feitas as blitzes. Pedimos a instalação de banheiros também, pois normalmente temos que utilizar os sanitários de estabelecimentos próximos as fiscalizações”, explica o comandante.

Para Roberto Lemos, a aquisição do veículo será importante no momento da prisão dos motoristas infratores. “ A intenção é resguardar as operações e servir como provas contra os condutores que se recusam a soprar os bafômetros”, diz. Pela nova Lei Seca, que prevê tolerância zero ao consumo de álcool, o motorista que se recusa a soprar o bafômetro comete infração e é multado em R$ 1.945. Se ele apresentar um conjunto evidente de embriaguez, como hálito etílico, fala desconexa e andar cambaleante pode ser preso em flagrante. Quem faz o teste e apresenta nível de alcoolemia entre 0,5 e 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido também comete infração, é multado no mesmo valor e tem a CNH recolhida. Quem apresenta índice superior 0,34, além das sanções administrativas também responde processo criminal.

Militares do Batalhão de Trânsito realizam diariamente blitz . Nos finais de semana, são quatro ações por noite. Desde 2011, quando começaram as operações da Lei Seca, a polícia já abordou quase 53 mil veículos e prenderam 800 motoristas por embriaguez, conforme dados da PM. Depois que a lei de tolerância zero passou a vigorar as pessoas começaram a ter mais consciência. “Vemos uma mudança no comportamento da população de Belo Horizonte. As pessoas estão utilizando o transporte público e estão vendo que as fiscalizações estão acontecendo. Para se ter uma ideia, ouvir dizer que houve um aumento de 30% nos finais de semana nas corridas de táxi. Além disso, houve redução de 20% na venda de bebidas. Isso tudo é em decorrência das fiscalizações”, comentou Roberto Lemos.

Mega Blitz surpreende

No último fim de semana uma Uma megablitz da Lei Seca organizada pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) numa das rotas das boates e casas noturnas mais badaladas da capital terminou com a prisão de 13 motoristas por dirigir embriagados. O cerco ocorreu entre meia-noite e 5h30, de domingo na BR-356, entre o BH Shopping e o Shopping Ponteio, altura do Bairro Belvedere, na mesma região.

Conforme balanço da operação, 267 veículos foram abordados. Dos 13 motoristas presos, sendo 11 homens e duas mulheres, oito fizeram o teste do bafômetro e apresentaram índice de alcoolemia entre 0,52 e 0,98 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Acima de 0,34 o condutor já responde processo criminal. Ao todo, 22 CNHs foram recolhidas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)