(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Autoridades da área de turismo pedem ação integrada para Copa

Em BH, secretários e dirigentes cobram atenção da União para segurança e sinalização e sugerem plano unificado


postado em 15/03/2013 06:00 / atualizado em 15/03/2013 07:07

Fórum nacional foi realizado pela primeira vez em BH: no evento, o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho (C), defendeu a
Fórum nacional foi realizado pela primeira vez em BH: no evento, o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho (C), defendeu a "junção das ações entre secretarias estaduais, ministério e Embratur" (foto: Patricia Rennó / Divulgacao)
Representantes de 17 estados participaram ontem da 70ª reunião ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), sediado pela primeira vez em Belo Horizonte. Entre os assuntos em pauta, ganhou destaque a necessidade de intensificar as ações de preparação para a Copa das Confederações e o Mundial de 2014. Durante o encontro, o secretário de Estado de Turismo de Minas, Agostinho Patrus Filho, cobrou mais atenção do governo federal para pontos como a falta de investimento em sinalização e segurança para os visitantes estrangeiros durante os eventos sediados no estado.


Os secretários aproveitaram a presença de lideranças do Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados para cobrar um plano de ação unificado para os estados, a fim de que todos os locais que foram sorteados para receber os eventos mundiais possam ter os mesmos investimentos do governo federal. “O grande ponto tratado durante o fórum é a junção das ações entre secretarias estaduais, ministério e Embratur”, destacou Agostinho Patrus Filho.

Os participantes reclamaram que desde o anúncio de que os eventos seriam realizados no país houve demasiada atenção para a construção de estádios e as demais obras de infraestrutura. Para Agostinho, “é importante a preocupação do ministério nas áreas que hoje não recebem a visibilidade e o apelo popular, como segurança, informação e sinalização, que são uma necessidade dos estádios, mas estão precárias”. Segundo o titular da pasta, parte das intervenções em Minas não ficarão prontas para a abertura da Copa das Confederações. “Para o torneio de junho, nós vamos ter algumas coisas parcialmente prontas. Outras que só vão ser concluídas para a Copa do Mundo, que é o grande momento, quando deve haver maior número de turistas”, disse.

Salões

A partir de hoje, Minas vai receber três eventos voltados para o setor. O 5º Salão Mineiro de Turismo, o 1º Salão de Gastronomia e o 7º Salão de Turismo da Abav Minas serão realizados simultaneamente. Segundo Agostinho, cerca de 400 municípios serão representados no circuito e terão a oportunidade de apresentar seus atrativos turísticos. “Essa integração que será feita no salão é fundamental para que haja não só as ofertas, como funcionava nas edições anteriores por meio dos circuitos, mas também a comercialização com a presença das operadoras e de todas as companhias aéreas que atuam em Minas”, ressaltou o secretário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)