(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Automóveis, lixo e fungo põem árvores em risco em BH

Prefeitura admite não ter achado solução para praga que atinge árvores na Bernardo Monteiro


postado em 06/02/2013 06:00 / atualizado em 06/02/2013 06:54

Uma das situações mais críticas ocorre na Avenida Bernardo Monteiro(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Uma das situações mais críticas ocorre na Avenida Bernardo Monteiro (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

Atacados por pragas e doenças, ameaçados pelos veículos e transformados em depósito de lixo ou toca de ratos. Os “gigantes verdes” de Belo Horizonte, alguns centenários, sofrem reveses diariamente. Uma das situações mais críticas ocorre na Avenida Bernardo Monteiro, na região hospitalar, no Bairro Santa Efigênia. Os 53 fícus (Ficus microcarpa L.) estão infestados por um fungo (Lasiodiplodia theobromae) e pela mosca-branca-dos-fícus (Singhiella sp.), que secam o tronco e deixam os galhos sem folhas.


“O estado delas piora cada vez mais. Ainda não encontramos uma solução para o problema”, admite a engenheira civil Joseane Lopes, gerente de Áreas Verdes e Arborização Urbana da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Por enquanto, não oferecem riscos de queda mas, se isso acontecer, terão que ser retiradas”, afirma a gerente.

Na esquina das ruas Niquelina e Cardoso, no Bairro Santa Efigênia, o problema é outro. Um fícus frondoso, com cerca de 15m de altura e 5m de diâmetro, avança sobre a rua. O proprietário de estacionamento Rômulo Artur Pereira conta que já pediu providências à prefeitura para fazer a poda de galhos e raízes. A Administração Regional Leste informou que hoje será feita uma vistoria no local. Na Avenida Bernardo Monteiro, um conjunto de três fícus mais parece um guarda-roupa abandonado. Entre as raízes, há pares de tênis, calças velhas e lixo.

Inseto O ataque da mosca-branca-dos-fícus às árvores da Bernardo Monteiro é letal. Joseane Lopes explica que o inseto suga a seiva da árvore, injeta um veneno e, como consequência, os ramos vão secando e a árvore morre. “Isso ocorre em outras capitais brasileiras. São Paulo perdeu grande parte da arborização urbana devido à mosca”, afirma a engenheira. A prefeitura faz vários estudos, testa produtos, mas não tem respostas nem forma de parar o processo de degradação. Joseane lembra que são espécimes arbóreos centenários sob proteção do município.

Em maio de 2011, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara Municipal esteve na avenida para verificar a situação. “Pedimos uma avaliação à Secretaria de Meio Ambiente, mas até hoje não recebemos um parecer”, diz o vereador Leonardo Mattos (PV). “Se for necessário cortá-las, será uma grande perda para a capital”, lamenta. Ele diz que outras árvores estão em situação crítica na cidade, demandando fiscalização urgente.

Na tarde de ontem, era possível ver galhos caídos na avenida. “Passo aqui há 30 anos e observo sempre o aspecto. A copa está diminuindo”, disse, com ar de tristeza, a professora da Faculdade de Medicina Yola Gurgel. “Os fícus são muito bonitos, um patrimônio da cidade”, comentou a professora. O funcionário público federal Eustáquio Trajano também se impressionou com os fungos, parecidos com cogumelos brancos. “As árvores estão condenadas. O perigo é um galho cair e machucar alguém”, alertou.

MEMÓRIA: Derrubada na Afonso Pena
Belo Horizonte tem um histórico traumático de corte de árvores. Na madrugada de 20 de novembro de 1963, foram retirados pela prefeitura, na base do serrote, 350 fícus que, desde do início do século, embelezavam a Avenida Afonso Pena, na Região Centro-Sul. O motivo oficial da derrubada do corredor verde era a proliferação dos insetos Gynaikothrips ficorum Marchal 1908, os tripes, conhecidos popularmente como “amintinhas”, numa referência ao então prefeito de BH, Amintas de Barros (gestão de 21/1/1959 a 31/1/1963). Ao passar sob as árvores, a população se queixava e se irritava, pois os bichinhos caíam nos olhos e nas roupas. Mas em outra versão o motivo era alargar a Afonso Pena e dar lugar aos automóveis que chegavam às ruas com força total.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)