(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após vistoria, Defesa Civil mantém interdição de prédios no São Bento

Técnicos garantem que não há risco dos edifícios desabarem, mas novos deslizamentos podem ocorrer


postado em 28/01/2013 20:34

Quadra de esportes desabou por completo, comprometendo dois prédios vizinhos(foto: Marcos Michellin/EM/D.A.Press)
Quadra de esportes desabou por completo, comprometendo dois prédios vizinhos (foto: Marcos Michellin/EM/D.A.Press)


Os moradores dos edifícios São Tomás de Aquino e Bela Morada, no Bairro São Bento, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, ainda não tem data para voltar para seus apartamentos. Em vistoria, realizada na tarde desta segunda-feira, a Defesa Civil constatou que a segurança das famílias ainda está comprometida. Segundo o órgão, não há risco dos dois prédios desabarem, mas novos desmoronamentos podem ocorrer.

Moradores recolhem pertences. Veja fotos

A vistoria foi realizada por técnicos da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), que contaram com apoio de peritos da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece). Foi identificado que ainda há possibilidade de mais terra ceder do terreno do Edifício Morigerati, do qual o muro de contenção e a quadra de esportes desabaram na tarde desse domingo. Toneladas de terra e entulho atingiram os dois condomínios vizinhos.

Para tentar conter novos deslizamentos durante a chuva, lonas seriam usadas para cobrir a área ainda nesta segunda-feira. Porém, nova vistoria será realizada nesta terça-feira. Em seguida os plásticos serão espalhados.
Ao longo do dia, os moradores foram autorizados a entrar rapidamente nos apartamentos, sempre acompanhados por agenstes da Comdec, para retirar pertences pessoais e pequenos objetos. Ao todo, 39 famílias foram desalojadas. Por recomendação da Defesa Civil, os três condomínios envolvidos contrataram uma empresa de engenharia para investigar as causas do rompimento da estrutura do terreno e as soluções para impedir maiores danos.

Confira sequência de fotos do desabamento

O desabamento ocorreu por volta das 17h desse domingo. O muro de contenção da quadra de esportes do Edifício Morigerati, na Rua Abadessa Gertrudes Prado, no Bairro Vila Paris, com quase 15 metros de altura, desabou por completo. O peso da terra destruiu toda a área de lazer do Edifício Bela Morada, que fica no nº 120 da Cândido Holanda, erguido há cerca de 20 anos pela construtora Lider. Com isso, uma montanha de barro invadiu a garagem, no subsolo. O impacto foi tão grande que o portão de ferro do estacionamento foi lançado para a calçada. O prédio tem 11 apartamentos.

Com a queda, a garagem do Edifício São Tomás de Aquino, no nº 70 da Avenida Professor Cândido Holanda, também ficou tomada por lama, e a estrutura de concreto, apoiada na janela do terceiro andar da edificação. Construído há mais de 30 anos também pela Lider, o prédio tem dois blocos, com 28 apartamentos cada um, e os imóveis do bloco de trás, próximo ao muro de contenção, foram todos interditados, sem previsão de retorno. Depois do desabamento, o que se viu foi uma correria completa, choro e desespero entre quem viu ruir o investimento de uma vida. (Com informações de Luana Cruz e Gabriela Pacheco)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)