(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em janeiro, 20 suspeitos de envolvimento em ataques a caixas eletrônicos foram presos em MG

Seds garante intensificar as ações de combate a este tipo de crime no Estado


postado em 22/01/2013 20:08

Nos primeiros 22 dias de 2013, 20 pessoas foram presas por envolvimento em ataques a caixas eletrônicos em Minas Gerais. O balanço foi apresentado neste terça-feira depois de confirmada a prisão de dez criminosos no Sul de Minas, cinco deles integrantes de uma quadrilha de São Paulo. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds-MG) garante que serão mantidas as ações de enfrentamento a este tipo de crime e anuncia que vai pedir apoio das instituições bancárias para conter as ações criminosas.

Segundo a Seds, as prisões são resultado da das ações estabelecidas pela comissão, constituída em junho do ano passado, por representantes da Secretaria, do Exército Brasileiro, das polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, Ministério Público, Prefeitura de Belo Horizonte e da Secretaria de Estado da Fazenda. Foi traçado um mapa dos furtos de explosivos no estado e das explosões de terminais eletrônicos dos bancos, dentro e fora de agências bancárias. Ao longo de 2012 foram presos 67 suspeitos de participação nos ataques, enquanto em 2011 foram apenas 13 prisões.

Ações coordenadas de dentro dos presídios

Em dezembro, o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, revelou que as investigações dos serviços de inteligência das polícias identificaram que as explosões de caixas eletrônicos em Minas estavam sendo comandadas de dentro dos presídios. O dinheiro obtido desta maneiras era usado para financiar compra de armas e drogas.

Diante da informação, a Seds criou um núcleo de inteligência e investigação para dar um fim nestas ações. Detalhes ainda não foram divulgados pela Seds. À época, o secretário também anunciou que pediria apoio do Congresso Nacional para exigir mais participação dos bancos no combate às quadrilhas e para tipificar essa forma de ataque como crime.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)