A Polícia Militar encontrou uma tornozeleira usada para monitorar presos na tarde deste sábado em uma casa na Rua Contorno, no Bairro Maria Virgínia, na Região Nordeste de Belo Horizonte. A corporação foi acionada por um agente da Subsecretaria de Administração Prisional que receberam um aviso de violação do material.
Militares do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) foram até o endereço passado pleo agente e encontraram no imóvel a tornozeleira de Rodrigo de Oliveira. Não foi informado como o material foi violado. A moradora da casa informou aos militares, que o preso saiu de casa e fugiu. Foram feitas buscas na região, mas ele não foi encontrado.
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) anunciou em dezembro de 2012 a implantação das primeiras tornozeleiras eletrônicas no sistema prisional de Minas Gerais. Ao todo, são 50 equipamentos destinados a presos que cumprem penas por roubos e furtos em regime aberto pela Vara de Execuções Penais de Belo Horizonte. A expectativa é de que até o final de 2013 o número de equipamentos implantados chegue a 814.