(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil confirma a 14ª morte por causa da chuva em Minas

A última morte foi registrada em Santos Dumont, na Região da Zona da Mata, onde um adolescente de 15 anos foi atingido por um raio


postado em 14/12/2012 16:23

A Coordenadoria Estdual de Defesa Civil (Comdec) confirmou na tarde desta sexta-feira mai uma morte em decorrência da chuva no Estado. Trata-se do adolescente Yago Rodrigo de Moraes, de 15 anos, que foi atingido por um raio nessa quinta-feira em Santos Dumont, na Região da Zona da Mata. Desde setembro deste ano, 14 pessoas já perderam a vida no período chuvoso. Destas, quatro foram por causa de descargas elétricas.

A morte de Yago aconteceu quando o jovem voltava para casa após banhar na Cachoeira Tico-Tico, no Bairro Córrego do Ouro, junto com um grupo de amigos. Durante o passeio, começou a chover forte e os adolescente resolveram voltar para casa. Quando estavam em uma estrada de terra, o garoto foi atingido por um raio. Os companheiros dele tentaram reanimá-lo, mas o jovem não resistiu. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barbacena.

A grande incidência de descargas elétricas no Estado já causou tragédias neste ano. Outras quatro pessoas já morreram após serem atingidas por raios em Minas. Porém, apenas três foram contabilizadas pela Defesa Civil. O primeira óbito foi do estudante Flávio Muniz de Abreu, de 23 anos, que estava em uma festa rave na cidade de São Tomé das Letras, no Sul de Minas.

Em 14 de novembro, o trabalhador rural Roberval Costa, de 23, morreu atingido por um raio na Zona Rural de Elói Mendes, também no Sul do Estado. Ele estava debaixo de uma árvore em um terreno no distrito de São Domingos. Também teve mortes em Itaguara, na Região Central do Estado, e em Luz, na Região Centro-Oeste.

Chuvas em Belo Horizonte

Mortes no Estado

A maioria das mortes em decorrência da chuva, aconteceu na Região Metropolitana de Belo Horizonte, oito no total. A ocorrência mais grave foi registrada na Serra do Cipó, próximo a Jaboticatubas, em 4 de novembro. Na ocasião, quatro crianças morreram depois que o carro em que elas estavam foi arrastado pela enxurrada. O motorista tentava atravessar um córrego. Laura Quintino dos Santos, 4, Miguel Julio Reis, 4, Beatriz Viana Calábria, 9, e Luiza Julião Calábria, 9, estavam em um Mitsubishi L-200 cabine dupla.

Para se ter uma ideia, durante o último período chuvoso, entre outubro de 2011 e abril de 2012, foram registradas 20 mortes no Estado. Dessas, apenas duas ocorreram na Grande BH. Desde setembro deste ano, 12 municípios já decretaram situação de emergência por causa da chuva. Ao todo, 47 pessoas foram desalojadas e 161 desabrigadas, com 108 casas danificadas e quatro destruídas. Além disso, 59 pontes foram danificadas e 33 destruídas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)