(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trabalhador rural morre atingido por raio em Elói Mendes e pode ser 10ª vítima da chuva

O homem foi atingido pela descarga elétrica no fim da tarde de terça-feira no distrito de São Domingos


postado em 14/11/2012 12:18 / atualizado em 14/11/2012 13:37

Um trabalhador rural morreu atingido por um raio na Zona Rural de Elói Mendes, na Região Sul de Minas Gerais. Roberval Costa, 23 anos, estava debaixo de uma árvore em um terreno no distrito de São Domingos. De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), choveu na cidade durante toda a terça-feira e o homem foi atingido pela descarga elétrica no fim da tarde.

Colegas de Roberval encontraram o trabalhador caído debaixo da árvore. Eles levaram o homem para o Hospital Nossa Senhora da Piedade, no Centro de Elói Mendes, mas ele já estava morto. Um representante da prefeitura ainda está coletando informações sobre a morte para repassar a documentação à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Roberval pode ser a 10ª morte provocada pela chuva em Minas Gerais no período 2012/2013.

Com esse caso, já são três morte causadas por raios na temporada chuvosa no estado. Os outros casos aconteceram em São Tome das Letras e Itaguara. De acordo com a Comdec, as últimas chuvas na cidades estão acompanhadas de fortes raios. A prefeitura recebeu o alerta de temporal com descargas elétricas de um radar do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), que fica na região de Itajubá.

Alertas meteorológicos

Acontece nesta quarta-feira um seminário para anunciar o Plano de Ação do sistema de alerta meteorológico para o período chuvoso 2012-2013. O evento é na Cidade Administrativa de Minas Gerais, onde estão reunidos representantes de várias prefeituras mineiras. O plano de ação pretende cadastrar os contatos dos responsáveis para recebimento dos alertas meteorológicos via SMS.

No seminário é apresentado, também, como é feita a operação e emissão dos avisos e boletins meteorológicos e a inter-relação entre o Igam, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Atualmente são elaborados dois boletins diários com a previsão do tempo para as próximas 72 horas, além de avisos meteorológicos ao longo do dia. Os boletins e os avisos estão disponíveis na página do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) no endereço www.simge.mg.gov.br. A possibilidade do envio por SMS possibilitará maior agilidade das autoridades quanto às providências a serem tomadas em caso de emergências. Além disso, o seminário pretende alinhar as informações de todas as equipes envolvidas nos trabalhos de prevenção e ação no período chuvoso.

(Com Agência Minas)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)