(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Apesar de incêndios, turistas mantêm planos de visitar a Serra do Cipó no feriado

Fogo atinge parte interna do parque e não afeta hospedagem na região


postado em 11/10/2012 06:00 / atualizado em 11/10/2012 06:47

O incêndio que devasta o Parque Nacional da Serra do Cipó ainda não trouxe prejuízos para as pousadas e hotéis da região com pacotes turísticos especiais para hospedagem no feriado prolongado. Edward José Caldeira, da Estalagem da Serra, no distrito de Cardeal Mota, em Santana do Riacho, área mais atingida pelo fogo, disse que a situação é tranquila. “O incêndio está no interior do parque, a mais de 10 quilômetros e mal dá para ver as chamas daqui. Alguns clientes ligaram para saber informações, mas não há cancelamentos. Hoje estamos com 40% da ocupação total e para o fim de semana estaremos com lotação total, assim como as pousadas vizinhas.”

Segundo ele, o fechamento do parque não restringe as opções de lazer da maioria dos turistas. “De cada 100 hóspedes, apenas dois se interessam pelo parque, onde há duas grandes cachoeiras, a uma distância de oito quilômetros. Porém, do lado de fora são 145 cachoeiras, algumas famosas como a Lapinha, Serra Morena e Véu da Noiva”, explica.

Na pousada Adega do Cipó, em Santana do Riacho, a proprietária, Fátima Lopes, disse que o incêndio não mudou a rotina. “Estamos com lotação esgotada e os hóspedes aproveitam o clima quente. Algumas famílias que ainda estão para chegar ligaram para saber se o fogo estava causando transtornos, mas foram tranquilizados.”

O empresário Paulo Cerri, dono da Pousada Opicodocipó e integrante do Conselho de Turismo de Santana do Riacho, disse que não houve queixas dos gestores das hospedagens com relação ao cancelamento de reservas. “O incêndio traz um grande prejuízo ecológico, mas não afeta as áreas fora do parque, onde estão as pousadas. No entorno há vários outros atrativos e quem conhece bem a Serra do Cipó sabe que não vai se limitar a ficar restrito ao ambiente das pousadas”, disse. A pousada de Paulo Cerri fica no Distrito de Lapinha, a 30 quilômetros da área do incêndio.

Segundo Afrânio Breves, cuja família é proprietária das pousadas Varandas da Serra, Canto das Águas e Vila Verde, a repercussão do incêndio não condiz com realidade. “O parque é enorme, apenas uma das 53 cachoeiras está fechada, o que se vê daqui é apenas um pouco de fumaça ao longe”, conta. Ele informou que os turistas não alteraram os planos para o feriado.

Parques ameaçados

Incêndio iniciado na manhã de terça-feira consumia ontem também o Parque Nacional Sertão Veredas, em Formoso, no Norte de Minas, onde trabalhavam, já na fase de rescaldo, 10 brigadistas com dois veículos. O fogo atinge ainda há três dias o Parque Estadual de Grão Mogol, no Norte de Minas, onde estão empenhados no combate 11 brigadistras e quatro bombeiros de Montes Claros, com três veículos, um avião e um caminhão-pipa. Quatorze brigadistras e dois bombeiros conseguiram controlar na noite de terça-feira incêndio no Parque Estadual do Rola-Moça, na Grande BH, iniciado à tarde. Também à noite foi debelado incêndio no Parque Estadual do Rio Doce, em Dionísio, controlado por 10 funcionários da unidade de conservação e 10 bombeiros.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)