(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aprovado pela Câmara Municipal projeto de lei que regulamenta atividade de flanelinha


postado em 15/06/2012 06:00 / atualizado em 15/06/2012 07:26


A regulamentação da atividade de lavador e guardador de carros nas vias públicas está a um passo de se concretizar. Ontem foi aprovado em segundo turno na Câmara Municipal o substitutivo do Projeto de Lei 1.942/2011, que trata do assunto. Além de legalizar a atuação dos “flanelinhas”, como são chamados os guardadores de carros, a proposta dá autonomia a entidade que representa a categoria – Sindicato dos Trabalhadores, Lavadores, Guardadores, Manobristas, e Operadores de Automóveis Autônomos em Estacionamentos Particulares e Lavajatos do Estado de Minas Gerais (Sintralamac) – para definir os pontos de instalação de água e energia elétrica nas ruas, para serem usados pelos lavadores.

O autor do PL 1.942, vereador João Batista Rodrigues (PT), destaca que o exercício da profissão de lavador e guardador de carro tem amparo na Lei Federal 6.242/75, sancionada pelo então presidente Ernesto Geisel. “O que era necessário era um posicionamento da administração municipal com relação à regulamentação da atividade nas via públicas. A proposta corrige uma omissão em relação a essa questão, que abriu brecha para uma atuação desordenada.”

João Batista rechaça as críticas de institucionalização dos flanelinhas. “Nosso alvo é regulamentar a atividade, para que de fato possa existir base legal para fiscalização. Só assim é possível separar quem são os profissionais regulares daqueles que exercem indevidamente a atividade.” Ainda de acordo com o vereador, ontem foi aprovado em segundo turno o substitutivo do PL que foi construído em conjunto pelo Legislativo, Executivo e o Sintralamac. “Acredito que até primeira quinzena julho o prefeito tenha sancionado a lei, já que o substitutivo é fruto de um entendimento conjunto. “A regulamentação da lei deve seguir o modelo que já vem sendo adotado pela Regional Centro-Sul, em que lavadores e guardadores cadastro atuam com coletes de fácil identificação.”
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)