(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vítimas das chuvas recebem recursos na Zona da Mata


postado em 29/05/2012 06:00 / atualizado em 29/05/2012 06:40

Tenente-coronel Fabiano Villas Boas, Andrea Neves e o promotor Paulo César anunciaram a distribuição do dinheiro(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Tenente-coronel Fabiano Villas Boas, Andrea Neves e o promotor Paulo César anunciaram a distribuição do dinheiro (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


Começa nesta terça-feira, em Além Paraíba, na Zona da Mata, uma das cidades mais assoladas pelas chuvas em Minas Gerais, a distribuição dos recursos arrecadados pelo Movimento Minas Solidária, organizado pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), para ajudar as famílias atingidas no estado. Em quase cinco meses de campanha, duas contas abertas para receber o dinheiro de empresas e da população somaram pouco mais de R$ 770 mil. Com esses recurso será possível repassar um salário mínimo para cada família.

Para serem contempladas as famílias precisam ser cadastradas nos municípios onde moram, o que comprova que elas recebem algum benefício do governo federal e que são de baixa renda. Além disso, precisam estar em uma lista da Cedec, o que confirma que tiveram prejuízos com a chuva. %u201CNa primeira fase da entrega do dinheiro vamos distribuir a quantia para 576 famílias nos 10 municípios mais afetados pela chuva%u201D, informa a presidente do Servas, Andrea Neves. %u201CAchamos melhor dar o dinheiro porque cada família beneficiada tem uma demanda diferente, então, ficaria muito difícil a gente atender pontualmente cada necessidade. Com o dinheiro, cada um resolve seu problema do jeito que precisar%u201D, acrescenta.

De acordo com o tenente-coronel Fabiano Villas Boas, secretário-executivo da Cedec, três questões foram observadas na hora de apontar quais as cidades mais atingidas pela chuva no estado. %u201CNós olhamos o número de casas destruídas ou danificadas, a população atingida e a população total. Com base nessas informações foi criado um índice de destruição e, na primeira etapa, serão atendidos os 10 municípios em pior situação%u201D, afirma o secretário. Em Minas Gerais, 239 municípios decretaram situação de emergência devido à chuva.

A segunda etapa de distribuição do dinheiro será iniciada em junho e só será concluída quando os recursos chegarem ao fim. Servas e Cedec assinaram um termo de cooperação com o Ministério Público estadual, que vai acompanhar a entrega do cheque de um salário mínimo para cada família. %u201CTodos os documentos serão passados para as promotorias regionais que vão acompanhar a destinação do dinheiro%u201D, diz o promotor responsável pela Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social do Ministério Público Estadual, Paulo César Vicente de Lima. Segundo o Servas, as prefeituras vão acompanhar e orientar as famílias sobre a melhor maneira de usar os recursos, mas as pessoas beneficiadas não serão obrigadas a prestar contas de como gastaram os R$ 622.

Sobre a hipótese de as famílias não usarem os recursos da forma mais correta, a presidente do Servas disse que as pessoas contempladas precisam muito do dinheiro, o que diminui as chances de usarem a quantia para outras finalidades. As primeiras pessoas beneficiadas vão receber o valor hoje, às 12h30, em Além Paraíba.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)