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Estado de Minas

BR-356 se tornou uma estrada e dois gargalos

Obra contra congestionamento no Vetor Sul é retomada após embargo. Em outro trecho, manifestação cobra proteção para pedestres


postado em 22/04/2012 07:08

Máquinas retomaram intervenções depois de acordo para proteção de área da Estação do Cercadinho(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A P)
Máquinas retomaram intervenções depois de acordo para proteção de área da Estação do Cercadinho (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A P)

Dois lados da falta de infraestrutura na mesma rodovia federal, a BR-356, movimentaram máquinas na Região Metropolitana de Belo Horizonte e manifestantes no acesso a Ouro Preto, na Região Central do estado. Na Grande BH, foram retomadas as obras da Alça Viária do Vetor Sul, principal promessa para diminuir congestionamentos no acesso ao Bairro Belvedere, na Zona Sul de Belo Horizonte, e a Nova Lima. Em outro ponto da estrada, próximo a Ouro Preto, o sábado foi de protesto contra a falta de segurança, especialmente para pedestres. Manifestantes fecharam a pista no distrito de Cachoeira do Campo para exigir a colocação de semáforos e quebra-molas e a construção de passarelas no trecho urbano da rodovia.

Na Grande BH, depois que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) retirou o embargo à obra de ligação entre a MG-030 e a BR-356, escavadeiras, tratores e caminhões recomeçaram os trabalhos, ontem, a pleno vapor. O serviço havia sido suspenso na quinta-feira, depois da constatação de irregularidades ambientais. Segundo a Semad, houve intervenção da construção sobre área restrita à Estação Ecológica Estadual Cercadinho e foi comprovado o depósito de terra e entulho da construção em parte da unidade de proteção integral, que abriga nascentes importantes para o abastecimento de água de BH.

Para suspender o embargo e autorizar o recomeço dos trabalhos, a Semad e o Ministério Público estadual impuseram duas condições: a delimitação de um novo perímetro para as obras e a assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC) para que os empreendedores façam a remoção da terra da estação ecológica e a recuperação ambiental da área afetada. A previsão é de que o compromisso seja firmado amanhã. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente aplicou multa de R$ 1.156 ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela construção, e à empreiteira que executa os trabalhos.

Orçada em R$ 7 milhões, a alça viária deve ser construída, até novembro deste ano, no trecho entre o viaduto da antiga linha ferroviária e o BH Shopping, ligando a BR-356 e a MG-030, para melhorar a fluidez do trânsito para cerca de 100 mil veículos que circulam pelo local diariamente. A obra faz parte do Complexo Viário Sul, que compreende o alargamento com três pistas de rolamento, pavimentação e construção de uma trincheira e um viaduto no sentido Nova Lima/BH.

PROTESTO

 

Em outro ponto da BR-356, cerca de 100 manifestantes fecharam, no início da tarde, as duas pistas da rodovia, na altura do km 74, em Ouro Preto, para cobrar mais segurança para pedestres e motoristas no trecho urbano da estrada. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, a interdição provocou congestionamento de quase cinco quilômetros nos dois sentidos da rodovia. Entre as reivindicações do grupo estão a duplicação da BR-356 na área do distrito de Cachoeira do Campo e a adoção de medidas para evitar atropelamentos, como a construção de passarelas e quebra-molas e a instalação de lombadas eletrônicas ou semáforos.

Os participantes do protesto também exigiram a construção de uma via alternativa para desvio do trânsito de caminhões pesados no trecho e a melhoria da sinalização em trevos. “Não aguentamos mais tanta irresponsabilidade e violência nas rodovias. Todos os dias, vidas são interrompidas e famílias são destruídas pela falta de infraestrutura, como passarelas, quebra-molas e sinalização”, disse o organizador do protesto e diretor do Movimento dos Atingidos e Vítimas do Trânsito em Ouro Preto, Whelton Pimentel de Freitas.


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