(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Taxista bêbado pode perder a CNH

BHTrans diz que abrirá processo administrativo e cassará permissão de motoristas que dirigem embriagados. PM afirma que blitzes não flagraram condutores alcoolizados


postado em 19/04/2012 06:00 / atualizado em 19/04/2012 07:22

(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)

A fiscalização de taxistas para inibir o consumo de álcool durante o trabalho e da circulação de motoristas não autorizados a prestar o serviço é incapaz de conter os abusos no serviço de transporte  por concessão. A constatação é da diretora de Atendimento e Informação da BHTrans, Jussara Bellavinha, que descreveu a ação dos fiscais e dos policiais como “pequena diante do desafio”. De acordo com ela, a situação mostrada pelo EM, que flagrou pelo menos uma dúzia de taxistas consumindo álcool e depois pegando passageiros, é inaceitável e a empresa que gerencia o serviço pretende procurar os responsáveis. “Vamos abrir processo administrativo para apurar essa situação e cassar a licença dos responsáveis. Como o caso ocorreu à noite, provavelmente eram auxiliares e não permissionários”, avalia.

Até hoje, no entanto, nenhuma denúncia chegou à BHTrans tratando especificamente do uso de álcool por taxistas. “Dependemos dos usuários e da população para nos avisar. As pessoas não podem ser permissivas. A questão é seriíssima, pois se trata de um profissional com o qual contamos nas campanhas da Lei Seca. É incoerente fazerem isso”, considera a diretora.

O comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Roberto Lemos, diz não se recordar de nenhum registro de taxista flagrado nas blitzes da Lei Seca. “A orientação aos batalhões é para parar todos os veículos, inclusive táxis. Se o condutor aparentar estar embriagado, pedimos o teste de bafômetro”, garante. As polícias Militar e Civil informaram não dispor de estatísticas que separem os táxis de outros carros quanto a infrações e acidentes.

Um taxista de 52 anos, sendo 22 deles na praça, confirma os hábitos dos colegas de beberem enquanto trabalham, mas diz que muitos pararam por causa das blitzes. “Hoje muita gente não se arrisca, porque se o guarda cismar e pedir o bafômetro, a pena é pesada, perde até a permissão”, conta. Contudo, ele confirma que a prática ainda ocorre nas ruas. “Tem muita gente que é louca e faz isso. Eu, por exemplo, quando termino minhas corridas, entrego o carro para o patrão e vou no banco do carona bebendo”, conta.

O psiquiatra Valdir Ribeiro Campos, da Comissão de Controle ao Tabagismo, Álcool e Outras Drogas da Associação Médica de Minas Gerais, afirma que o estresse na profissão de motorista é muito grande e que pode levar pessoas com predisposição a se tornarem alcoólatras. “O taxista fica muito exposto aos engarrafamentos, problemas de trânsito, dos passageiros, autoridades, precisam cumprir uma jornada mínima para sobreviver. Toda essa carga e as companhias, a oferta farta de bares, se não bem manejadas, podem desencadear no alcoolismo”, afirma. O Sindicato dos Taxistas (Sincavir) informou apenas ser contra esse tipo de conduta e que vai “apoiar todas as campanhas que vão contra a bebida e o trânsito, como a da Lei Seca”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)