(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Menino que bebeu ácido no lugar de sedativo continua na UTI, mas com quadro estável

A técnica em enfermagem do Hospital São Camilo trocou os remédios e ministrou, em vez de um sedativo, um ácido para cauterizar verrugas. O garoto agora está no Felício Rocho e não apresenta febre ou sinais de infecção


postado em 12/04/2012 11:57 / atualizado em 12/04/2012 12:18

O menino Alan Breno Castro Novais, de 2 anos, que ingeriu ácido tricloroacético no lugar de sedativo, permanece na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Felício Rocho, com quadro de saúde estável. Segundo boletim divulgado pela equipe médica, o garoto não apresenta febre ou sinais de infecção. Na quarta-feira, ele passou por cirurgia para implantação de uma câmera capaz de mostrar imagens do estômago. Segundo o hospital, ele dormiu bem após o procedimento, o que favorece o processo de cicatrização.

Alan respira sem ajuda de aparelhos e não apresenta sinais de dor. Ele deve começar a comer alimentos naturais na forma líquida na sexta-feira, por meio de sonda. A previsão é de que a criança ainda fique internada na UTI por duas semanas.

O aparelho inserido no estômago permitiu aos médicos observarem uma pequena inflamação no estômago da criança, o que significa que pouquíssimo ácido entrou em contato com o órgão. Os médicos também notaram um estreitamento da traqueia, possivelmente causado pela aspiração do ácido no momento que ele ingeriu parte da substância. Para corrigir o problema, foi implantada uma cânula que possibilita melhorar a respiração do menino. Como a traqueia está mais estreita, os médicos só vão retirar a cânula depois que a via respiratória desinchar e voltar às condições normais.

O menino recebeu o ácido no Hospital São Camilo, no Bairro Floresta, Região Leste de Belo Horizonte, no último domingo. Ele se preparava para fazer uma tomografia, após bater a cabeça em casa, no Bairro Jardim dos Comerciários, Região de Venda Nova. A técnica em enfermagem trocou os remédios e ministrou, em vez de um sedativo, um ácido para cauterizar verrugas. A profissionais está afastada do cargo enquanto o hospital investiga o ocorrido.

Três perguntas para ROGÉRIO DE MATOS NOVAIS, pai de Alan Castro Novais

Qual é o estado do Alan?
Ele está tranquilo, agora, depois da cirurgia. Tudo correu muito bem. Ele está bem melhor. Ele vai ficar internado, em observação. Agora é esperar pela recuperação dele.

O senhor já sabe exatamente o que ocorreu com ele?
Foi uma queimadura provocada por um remédio que deram a ele. O próprio hospital confirmou que se tratava de uma substância ácida. Um remédio que não devia estar onde estava.

E o que vocês pretendem fazer daqui para frente?
Primeiro vamos tratar do Alan da melhor maneira possível. É a nossa prioridade. Depois vamos avaliar quais medidas tomar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)