(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Criança que ingeriu ácido no lugar de remédio em hospital passa por cirurgia

Dependendo do resultado procedimento, os médicos poderão colocar uma sonda para que Alan passe a receber alimentos não sólidos


postado em 11/04/2012 11:55 / atualizado em 11/04/2012 12:55

O menino Alan, de 2 anos, que ingeriu ácido ao invés de um medicamento usado na preparação para o exame de tomografia, passa por uma cirurgia na manhã desta quarta-feira no Hospital Felício Rocho, no Barro Preto. Em uma entrevista coletiva, o hospital informou que o procedimento consiste na introdução de uma câmera que vai verificar se o estômago da criança foi afetado peal substância ingerida. Dependendo do resultado, os médicos poderão colocar uma sonda para que Alan passe a receber alimentos não sólidos.

A troca dos medicamentos teria ocorrido no Hospital São Camilo, no Bairro Floresta, Região Leste de Belo Horizonte, no último domingo, quando o menino se preparava para fazer uma tomografia após bater a cabeça em casa, no Bairro Jardim dos Comerciários, Região de Venda Nova. Ao invés de ministrar um sedativo, uma enfermeira teria dado à criança uma substância ácida usada para cauterizar verrugas. Alan rejeitou parte da substância e, algum tempo depois, apareceram manchas na boca e no rosto indicando queimaduras. O menino foi examinado e chegou a ser liberada para voltar ao hospital no dia seguinte, mas precisou voltar ao São Camilo.

Na tarde de terça-feira, ele foi transferido para o Hospital Felício Rocho. Ele passou por uma endoscopia, que apontou uma grave inflamação no esôfago, compatível com a ingestão de substância ácida. Desde então, a criança é alimentada com soro. Em nota, o Hospital São Camilo confirmou que houve a troca de medicamentos por parte de uma enfermeira que atendeu a criança. A instituição lamentou o caso, inédito no hospital, informando ainda que prestou todos os esclarecimentos à família e que continua dando assistência ao paciente. A transferência da criança para o Hospital Felício Rocho, referência no serviço de endoscopia, teria sido feita por iniciativa do São Camilo para uma avaliação mais rigorosa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)