(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Casal que devolveu filho adotivo terá que pagar indenização ao jovem

Adotado com sete anos, menino foi devolvido dois anos depois ao abrigo


postado em 11/04/2012 18:48 / atualizado em 11/04/2012 19:26

Um casal de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi condenado a pagar R$ 15 mil e uma pensão alimentícia de 15% do salário mínimo a um jovem que foi adotado por eles e, dois anos depois, devolvido ao abrigo do município. O fato aconteceu em 1999, quando eles adotaram o menino (na época com sete anos). De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o valor deverá ser pago até que o rapaz complete 18 anos, ou, se for estudante, 24.

Adoção


Em 1999, o casal ajuizou pedido de adoção da criança. A guarda foi concedida no mesmo ano. Dois anos depois, em 2001, os pais adotivos devolveram o menino ao abrigo de Uberlândia. Nos autos do processo de adoção, eles disseram que já haviam se afeiçoado ao menino e que o consideravam um filho. Em julho de 2001, uma determinação da Justiça obrigou o casal a acompanhar de perto a criança e, ainda, a se sujeitar a tratamento psicológico.

Segundo relatos de psicólogos e assistentes sociais, nos anos seguintes, o menino viveu momentos de rejeição, agressão e humilhação por parte de seus pais adotivos. Alguns trechos de depoimentos colhidos dos autos demonstraram que as visitas ao menor no abrigo foram escassas e causavam sempre mais angústia ao jovem. Quando questionados sobre retomar a guarda do menor, o homem e a mulher eram contra.

Foi constatado que as visitas eram negativas, pois o pai se referia a ele como retardado e o acusava de ter destruído seu casamento. Uma testemunha chegou a flagrar o pai adotivo dando um tapa na nuca do menor.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)