(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FOLIA DA INDEFINIÇÃO

Iepha cancela eventos no fim de semana de carnaval em BH

Prefeitura de BH alega não ter recebido comunicado do Iepha sobre restrição a eventos na Praça da Liberdade e demonstra estar disposta a manter a programação de carnaval


postado em 15/02/2012 06:00 / atualizado em 15/02/2012 06:40

Show do fim de semana, com presença de aproximadamente 10 mil pessoas, deixou rastro de destruição (foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press )
Show do fim de semana, com presença de aproximadamente 10 mil pessoas, deixou rastro de destruição (foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press )


A três dias do início do carnaval, a indefinição entra na agenda de quem vai passar o feriado em Belo Horizonte e espera se planejar com base na programação oficial. Depois dos transtornos provocados por show no último domingo na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) cassou as autorizações para eventos no local. Dos três primeiros, programados para o fim de semana, um é carnavalesco: o Bloco do Queixinho, que, segundo a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), tem previsão de reunir cerca de 400 foliões, número bem distante das 10 mil pessoas que compareceram à apresentação do grupo carioca Monobloco, no domingo. Ainda assim, o diretor de Conservação e Restauração do Iepha, Renato Cesar José de Souza, é categórico: “Enviamos um comunicado à prefeitura alertando que, em caráter preventivo, a diretoria está cassando todos os licenciamentos para eventos na praça”.

A firmeza do órgão estadual do patrimônio, porém, ainda não teve eco na prefeitura, que evitou se posicionar sobre possíveis cancelamentos, mas já deu sinal de que pode indicar a disputa de um cabo de guerra nos próximos dias. “Ainda não recebemos o documento do Iepha. Quando ele chegar, a regional vai analisar o teor da recomendação e ver que medidas devem ser adotadas”, informou a assessoria de imprensa da Administração Regional Centro-Sul. O órgão, no entanto, deixou clara a intenção de permitir a realização das festas já autorizadas, informando que “a princípio, todos os eventos licenciados vão ocorrer”. O presidente da Belotur, Fernando Rios, adiantou-se, dizendo ser contrário a qualquer tipo de proibição. “Cada evento deve ter uma estrutura adequada ao seu tamanho. A cidade precisa cada vez mais de espaço. Não dá para restringir dessa forma”, disse.

O temor de suspensão de eventos na Praça da Liberdade já preocupa inclusive os organizadores do Carnaviola, marcado para a terça-feira. “Tivemos reunião ontem (anteontem) com o secretário da Regional Centro-Sul e o presidente da Belotur e assinamos o contrato que garante a realização do espetáculo. Suspendê-lo será um grande problema”, afirma a produtora executiva Ângela Lobo. Segundo ela, no ano passado, com chuva, 5 mil pessoas compareceram à festa. Já para esta edição, cerca de 10 mil são esperadas, afirma. É o mesmo público registrado no show do último domingo, que deixou como saldo grama destruída, canteiros danificados, luminária arrancada e lustres roubados do complexo arquitetônico.

Contradição

Curiosamente, a decisão do Iepha leva em conta um comunicado enviado pela própria prefeitura no início do mês ao órgão estadual de patrimônio. Em e-mail assinado por uma funcionária da Regional Centro-Sul, foi feita a recomendação de suspender agendamentos de festas não só para a Praça da Liberdade, mas também para a Praça do Papa (Mangabeiras), Parque JK (Sion), Parque da Barragem Santa Lúcia (Santa Lúcia) e o Bairro Belvedere. “No comunicado, a prefeitura informa que pretende discutir conosco uma regulamentação semelhante à que já existe na Praça da Estação (Centro), mas ainda não podemos adiantar o que vai ser”, afirmou Renato de Souza, diretor de Conservação e Restauração do Iepha.

Se isso ocorrer, esses cinco pontos da Região Centro-Sul podem ter limitação de público e exigência de depósito caução para eventos, que irá variar conforme o número de pessoas. Na Praça da Estação, as regras estão previstas na Portaria nº 2, de 5 de maio de 2010, que estabelece limite de 15 mil presentes e depósito caução que varia de R$ 8 mil a R$ 20 mil. Sobre o comunicado enviado ao Iepha prevendo restrições para uso das praças da cidade, a Regional Centro-Sul limitou-se a classificá-lo como “assunto interno”.
 
Sobrecarga
Balanço apurado junto às administrações regionais da prefeitura mostra como a Praça da Liberdade é sobrecarregada de eventos. Conforme os dados, o espaço sediou cerca de 10% do total de 1,1 mil apresentações licenciadas em toda a cidade em 2011. Foram 115 festas, shows, espetáculos e ações sociais. Não entram no balanço apenas a Regional Norte, onde nenhum representante da assessoria foi encontrado, e parte da Centro-Sul, que repassou apenas dados referentes aos três locais recordistas em festas. Depois da Praça da Liberdade, estão o Parque JK, com 23 eventos, e a Praça da Estação, com 18.

Enquanto isso, bloco cancela concentração

Os organizadores do bloco Samba do Queixinho divulgaram no fim da tarde dessa terça-feira um comunicado na página do Facebook alertando os seguidores da festa carnavalesca sobre a proibição de se reunirem na Praça da Liberdade. “Queixudos e queixetes, um pedido urgente urgentíssimo: mediante os útlimos ocorridos na Praça da Liberdade, o Samba Queixinho perdeu a autorização do Iepha. Por favor, não divulguem que o bloco vai se concentrar na praça. Vamos reiniciar nossa conversa com os órgãos competentes e em breve diremos na página do bloco onde será a concentração”, diz o texto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)