(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Força-tarefa tenta dar suporte à festa carnavalesca em Minas

Governo busca garantir folia no estado


postado em 15/02/2012 06:00 / atualizado em 15/02/2012 06:40

Apesar da indefinição que atravessa o caminho da folia em cidades como Belo Horizonte e Mariana, uma força-tarefa montada pelo governo do estado promete garantir um carnaval que alie tranquilidade e diversão em Minas, a partir de ação integrada entre os órgãos de segurança, trânsito, saúde e turismo. Nessa terça-feira, o governador Antonio Anastasia (PSDB) lançou a programação, prevendo que eventos carnavalescos atraiam cerca de 500 mil turistas apenas no circuito das cidades históricas, composto por São João del-Rei, Ouro Preto, Tiradentes, Sabará, Diamantina e a própria Mariana, onde a festa está proibida no Centro Histórico. A Prefeitura de Belo Horizonte também divulgou a programação completa da folia.

Na sexta-feira, as rodovias que cortam o estado receberão reforço de 800 policiais militares e rodoviários federais, que participam do Plano Integrado Carnaval 2012. O desafio é diminuir índices de acidentes em relação carnaval do ano passado, considerado o mais violento nas estradas. Em 2011, 45 pessoas morreram em BRs e MGs. Segundo Anastasia, não há mais nenhum problema de acesso a cidades turísticas afetadas pelas chuvas de janeiro e a fiscalização a infratores será reforçada.

Além dos radares fixos, as estradas contarão com 18 aparelhos móveis. Mais de 500 bafômetros serão usados e só na capital haverá 12 blitzes da campanha “Sou pela vida. Dirijo sem bebida”. Outra frente de combate será contra o transporte clandestino, em ação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que mobilizará 256 fiscais e 103 veículos.

O estado também reforçará nas estradas campanha contra prostituição infantil. Mas, antes disso, amanhã, dois ônibus partem com destino a 30 cidades para distribuir kits e materiais informativos sobre o abuso de álcool de drogas, além de 100 mil preservativos. A campanha de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis também distribuirá 3,4 milhões de camisinhas. Nos hotéis, será distribuído o Guia do Viajante Saudável, incentivando hábitos de higiene e saúde.

Para garantir folia com segurança, 33 mil policiais militares, civis e bombeiros darão suporte às festas em Minas. Desse total, 3,3 mil são homens do Corpo de Bombeiros, que reforçam, a partir de sexta-feira, ações de prevenção a incêndios, acidentes e afogamentos. O alerta maior é em relação a Montes Claros, no Norte de Minas, e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, que concentram 85 balneários.

Serviço

Para conferir como estão as cidades turísticas mineiras afetadas pelas chuvas, basta consultar o Portal do Turismo Mineiro: www.minasgerais.com.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)