(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Para impedir festa no entorno da Fumec, polícia ocupa a Rua Cobre

PM ocupa hoje rua do Bairro Cruzeiro, na Região Centro-Sul de BH, para controlar evento carnavalesco não autorizado, convocado pela internet, que pretende reunir 4 mil alunos


postado em 10/02/2012 06:00 / atualizado em 10/02/2012 10:16

 

A Polícia Militar vai ocupar, na manhã desta sexta-feira, a Rua Cobre, no Bairro Cruzeiro, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, para evitar tumultos e desrespeito à lei durante a Cobre Folia 2012, evento pré-carnavalesco organizado por alunos da Universidade Fumec e divulgado nas redes sociais. A promoção não tem autorização da prefeitura e dos órgãos de segurança pública e, por isso, vai ser vigiada de perto pela PM.

A informação é do tenente-coronel José Luiz Francisco Filho, comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela segurança na região. “Não somos contra o evento nem vamos impedir a sua realização. O que faremos é garantir o cumprimento da lei”, disse o oficial. Segundo ele, a PM vai estar no local já no começo da manhã, embora a festa esteja marcada para começar às 17h30. “Vamos coibir carros de som com música alta, presença de ambulantes e estacionamento em locais proibidos, cumprindo o que foi acertado na reunião de ontem (quarta-feira) no Ministério Público”, disse o militar.

Cerca de 4 mil pessoas são esperadas na Cobre Folia 2012, na frente da Fumec. Nas redes sociais onde foi feita a convocação, os organizadores informaram que a festa iria se estender pela madrugada e pediam que os participantes levassem a maior quantidade de bebida que pudessem carregar, uma vez que os bares na Rua Cobre não vão funcionar hoje. Há até mesmo recomendação para os estudantes levarem coolers e isopores.

Alerta
A movimentação dos estudantes para fazer a festa deixou os moradores do Bairro Cruzeiro em alerta, uma vez que a convivência com os alunos da Fumec sempre foi complicada e o Ministério Público foi chamado a intervir em algumas ocasiões. No ano passado, o MP proibiu que os bares da região funcionassem depois das 22h às sextas-feiras e também realização de festas clandestinas, justamente em razão dos abusos cometidos nestes eventos.

Os relatos dos moradores da região, comprovados pelo MP e pela polícia, denunciam, entre outros desrespeitos à ordem pública, ao Código de Posturas e à Lei do Silêncio, pessoas urinando na rua, carros de som a todo volume a qualquer hora, trânsito interrompido e gente impedida de entrar e sair dos prédios onde residem, pois as entradas das garagens estavam interditadas pelos carros dos participantes das festas.

A Cobre Folia 2012 não conta com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Fumec, que divulgou nota oficial anteontem se posicionando contra a realização do evento. A direção da universidade agiu da mesma forma. Em nota, a Fumec afirmou que vai adotar medidas enérgicas dentro da sua competência para evitar “qualquer espécie de incentivo a este tipo de acontecimento”.

Já na ata oficial da reunião, a direção da universidade esclarece que “se for possível, colocará câmaras de segurança monitorando a Rua Cobre, nas imediações da portaria do câmpus, e que requisitará, igualmente, à Promotoria de Combate aos Crimes Cibernéticos a instauração de procedimento investigatório para identificar os idealizadores do evento clandestino”. O Estado de Minas voltou a procurar os organizadores da Cobre Folia 2012, mas não obteve resposta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)