(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Festa de pré-carnaval em frente à Fumec pode ser frustrada

Ministério Público quer impedir a realização do Cobre Folia, evento organizado em redes sociais marcado para o Bairro Cruzeiro, onde já foram impostas restrições a eventos


postado em 09/02/2012 06:00 / atualizado em 09/02/2012 08:35

Perpétua Rocha diz que os moradores da Rua Cobre estão traumatizados(foto: Alexandre Guszanshe/Em/D.A Press)
Perpétua Rocha diz que os moradores da Rua Cobre estão traumatizados (foto: Alexandre Guszanshe/Em/D.A Press)


Uma festa de pré-carnaval organizada nas redes sociais está na mira do Ministério Público de Minas Gerais. A Cobre Folia 2012, como foi batizada na internet, está marcada para começar às 17h30 amanhã e se estender noite afora, em uma das vias mais movimentadas do Bairro Cruzeiro, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a Rua Cobre. Na página do site de relacionamento, a lista de convidados é extensa. São mais de 4 mil pessoas, dentre as quais mais de 1,5 mil  já haviam confirmado presença até a tarde dessa quarta-feira.

Apesar da promessa de animação típica da época de pré-carnaval, o evento pode não ser realizado. Isso porque, além de não ter autorização da prefeitura e de órgãos de segurança pública, a festa foi marcada na Rua Cobre, em frente à Universidade Fumec, onde o Ministério Público já impôs proibição de funcionamento aos bares após às 22h das sextas-feiras e realização de eventos clandestinos desde o fim do ano passado.

A decisão de 2011 levou em conta abusos cometidos contra a ordem pública e a Lei do Silêncio, como som ligado em alto volume a qualquer hora, pessoas urinando na rua, sujeira espalhada, sexo explícito praticado em via pública e fechamento do trânsito. Nessa quarta-feira, meses depois de baixar a portaria com as regras, o Ministério Público voltou a se reunir com representantes da Universidade Fumec, Polícia Militar, Administração Regional Centro-Sul e dos bares da Rua Cobre. No encontro, realizado a pedido do promotor Cristovam Joaquim Fernandes Ramos Filho, da Promotoria de Defesa da Habitação e Urbanismo do MP, uma série de medidas foram determinadas para coibir a realização do pré-carnaval.

Entre as regras está a determinação de que Polícia Militar e a fiscalização da regional Centro-Sul possam agir com rigor para coibir atos criminosos e infrações ao Código de Posturas do Município. “Vamos fazer de tudo para que esse evento não ocorra. É um absurdo pessoas fomentarem esse tipo de festa que incita o uso excessivo de bebida alcoolica e transtornos de toda ordem ”, afirma o promotor.

Confusão armada

No convite da internet, a recomendação aos participantes é clara. Em letras grandes, que sugerem atenção, os organizadores da festa sugerem: “Levem a maior quantidade de bebida que possam carregar!”. Também recomendam que “como os bares não vão abrir na sexta feira, então já sabem, levem seus coolers e isopores”. A ideia da confusão é descrita na rede: “À tarde, o pau vai estar quebrando galeeeera???”

A notícia da realização da festa foi mal recebida pelos moradores do Bairro Cruzeiro, que se dizem traumatizados com experiências anteriores de festas. “A rua vira uma bagunça. A gente não pode entrar ou sair de carro porque o trânsito fica interditado pela multidão. Quem se arrisca, tem seu veículo amassado. É um horror”, conta a dona de casa Perpétua Rocha, de 50 anos, moradora da Rua Cobre.

Segundo a presidente da Associação de Cidadãos do Bairro Cruzeiro (Amoreiro), Patrícia Caristo, as festas realizadas no endereço são “uma confusão armada”. “Eles começam à tarde, tranquilos. Mas a festa só vai enchendo e as pessoas vão ficando bêbadas. Fazem muito barulho, urinam na rua, deixam muito lixo para trás. Também usam drogas e fazem sexo em plena rua. Além disso, a circulação fica impraticável”, comenta.

A reportagem do Estado de Minas não identificou os organizadores do evento, já que na página da internet não há autoria.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)