(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura amplia concessão de meio-passe para estudantes de BH

Agora, o estudante não precisa estar inserido em um programa social da Prefeitura de Belo Horizonte para receber o benefício


postado em 06/02/2012 16:31 / atualizado em 06/02/2012 17:58

O prefeito Marcio Lacerda (PSB) anunciou, na tarde desta segunda-feira, uma mudança na lei que prevê a concessão do meio-passe para estudantes de Belo Horizonte. Antes, apenas jovens matriculados no ensino médio, que residem a mais de um quilômetro da escola e cujas famílias são atendidas em programas sociais da Prefeitura de Belo Horizonte, eram beneficiados. Agora, o estudante não precisa mais estar inserido em qualquer programa social.

A nova lei vai beneficiar 16 mil estudantes e serão investidos R$ 4,5 milhões. Questionado sobre o porquê da mudança, Márcio Lacerda informou que este ano há mais verba e, por isso, o serviço será ampliado.

Em 2011, 3.273 pessoas pediram o meio-passe. Após análise da PBH, foram liberados benefícios para 1.865 alunos. O estudante interessado deve fazer um pré cadastro no site da PBH.

Os estudantes comemoraram a notícia, mas informaram que vão continuar cobrando. “Isso foi uma vitória, mas vamos organizar novas manifestações para que a lei seja cumprida”, comenta Gladson Reis, presidente da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande Belo Horizonte (Ames-BH). Segundo ele, a PBH não estava cumprindo a lei. “Só foram atendidos os estudantes que têm programa social, sendo que a lei determinava apenas que esses alunos teriam preferência. Com o recurso que a PBH tinha, dava para beneficiar cerca de 10 mil pessoas e eles atenderam menos de 2 mil estudantes”, critica Gladson.

Lincoln Emanuel de Melo, de 20 anos, está entre os estudantes que tiveram o benefício negado. Ele chegou com o requerimento na prefeitura, mas foi barrado sob a justificativa de que não estava inserido em um programa social. Com a mudança, ele mantém a esperança. “Vamos ver se em 2012 nós conseguimos garantir e se não é apenas uma estratégia, pois é um ano eleitoral”, diz Lincoln Melo, estudante do Instituto de Educação de Minas Gerais (Iemg).

Em 16 de fevereiro, os estudantes prometem fazer uma grande manifestação pelas ruas de Belo Horizonte. Os alunos vão preencher os requerimentos para pedir o meio-passe e vão à sede da PBH fazer a solicitação.

(Com informações de Rangel Faúla, da TV Alterosa)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)