(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Reconstrução de nova ponte em Guidoval custará R$ 18 milhões

A nova estrutura deverá ficar pronta no prazo de cinco meses


postado em 17/01/2012 18:47 / atualizado em 20/01/2015 10:15

Como a antiga ponte foi levada pelas águas do rio Xopotó, os moradores tiveram de improvisar cordas para transportar alimentos e medicamentos(foto: Marcos Michelin/EM/D.A.Press)
Como a antiga ponte foi levada pelas águas do rio Xopotó, os moradores tiveram de improvisar cordas para transportar alimentos e medicamentos (foto: Marcos Michelin/EM/D.A.Press)
 

A construção de uma nova ponte sobre o Rio Xopotó, no município de Guidoval, na Região da Zona da Mata, vai custar R$ 18 milhões aos cofres públicos. Nesta terça-feira, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) abriu as propostas das empresas interessadas em fazer a obras. A vencedora foi a Aterpa M.Martins S.A que terá prazo de cinco meses para construção da nova ponte e de uma variante.

A nova ponte de Guidoval será construída em um local diferente da outra estrutura levada pelas águas. Ela será instalada em um local mais alto, cerca de cinco metros, a mais do que a anterior.

A cidade foi uma das que mais sofreu com a chuva que assolou o Estado. O Rio Xopotó chegou a subir 15 metros e isolou parte do município. Uma ponte de 50 metros foi arrastada pela correnteza. Desde o início do período chuvoso, duas pessoas morreram no município. João Paulo Coelho, de 81 anos, morava na zona rural e teve a casa atingida pela correnteza. Genésio Cândido Martins Filho, de 42 anos, foi arrastado pelas águas ao descer de uma árvore onde estava abrigado com a família. O temporal deixou cerca de 2 mil pessoas desabrigadas.

Reconstrução de casas

Os desabrigados pela chuva em Minas, ganharam um boa notícia nesta terça-feira. O governo do estado se comprometeu a construir as casas destruídas para reabrigar as famílias. De acordo com um levantamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), hoje seriam cerca de 650 unidades.

As moradias serão reformadas com materiais doados por entidades empresariais. O Ministério Público Estadual será acionado para fiscalizar a aplicação dos recursos.

Chuvas em Belo Horizonte

Situação de emergência

Mesmo com a estiagem, o número de cidades em Minas Gerais que decretaram situação de emergência subiu para 174. Entraram para a lista de cidades em alerta: Barbacena, Sabinópolis, Desterro de Minas, Lavras, Alto do Rio Doce, São Geraldo de Baixio, Dores de Guanhães e Crucilândia. Segundo boletim da Defesa Civil, 3.206.723 pessoas foram afetadas pela chuva no estado e mais de 50 mil precisaram deixar suas casas por causa dos temporais. A Defesa Civil considera 15 mortes no período chuvoso, desde outubro de 2011, mas no número pode chegar a 19 com a investigação de mais um morte e a busca por três desaparecidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)