(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ouro Preto é a 43° cidade a decretar situação de emergência em Minas

A cidade histórica vem sendo castigada pelas chuvas desde o início do mês de dezembro


30/12/2011 15:47 - atualizado 30/12/2011 16:09

Chuva castiga a cidade historica de Ouro Preto
Chuva castiga a cidade historica de Ouro Preto (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press - 16/12/2011)


A cidade histórica de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, decretou situação de emergência nesta sexta-feira. A decisão foi tomada após reunião da Coordenadoria de Defesa Civil Municipal de Ouro Preto (Comdec), o Corpo de Bombeiros e membros da Prefeitura de Ouro Preto. A cidade vem sendo atingida por várias tempestades desde o dia 15 deste mês. Segundo informações da Defesa Civil do município, a medida foi motivada devido aos estragos que atingem o local e os distritos de Antônio Pereira e Cachoeira do Campo. O decreto do prefeito segue os trâmites burocráticos, mas de acordo com a Comdec, será publicado no Diário Oficial do Município o mais rápido possível.

Conforme a Comdec, em Antônio Pereira, 40 residências foram destelhadas, sendo que três perderam toda a cobertura. No mesmo distrito, uma casa foi totalmente destruída, e a família foi encaminhada para programas assistênciais do município. Ainda de acordo com a Defesa Civil, em Cachoeira do Campo, quatro domicílios tiveram parte dos telhados arrancados com o vendaval que, segundo especialistas, chegou a escala nove, de um total de 12, próximo da formação de um tufão.

No dia 15 deste mês, duas pessoas ficaram feridas devido as chuvas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, parte de uma casa desabou no Bairro São Cristóvão e os escombros atingiram uma mulher. Ela foi socorrida e encaminhada para o hospital da cidade com ferimentos leves. Uma outra vítima foi atingida por parte do telhado de um comércio que desabou no Bairro Alto Vera Cruz. Ela foi socorrida com um corte profundo no quadril. Na parte histórica da cidade um casarão tombado pelo Patrimônio Histórico desabou. Houve registros de queda de árvores e inundações em vários bairros.

De acordo com boletim da Defesa Civil estadual, os últimos municípios a entrar na lista foram Lima Duarte, na Zona da Mata, a 295 Km da capital, João Pinheiro, na Região Noroeste, Juatuba, e Passabem,  ambos na Região Central.  Contagem, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também entrou na lista nesta quinta-feira. Outras 55 cidades também foram atingidas por eventos adversos, como inundações, alagamentos e deslizamentos de encostas,  mas não chegaram a fazer o pedido.

Já são mais de 2 milhões de pessoas afetadas pela chuva, contabilizando todos os prejuízos, como casas destruídas, pontes danificadas e feridos. Destas, 9.320 pessoas estão desalojadas e 391 ficaram desabrigadas. Também foram registradas duas mortes, segundo dados da Defesa Civil.

Com informações de Tábita Martins


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)